TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que acabaram as festas no Airbnb em todo o mundo? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notícias | Por que acabaram as festas no Airbnb em todo o mundo?

Por que acabaram as festas no Airbnb em todo o mundo?

Compartilhe

O Airbnb é um serviço que funciona muito bem, e fez muito sucesso entre os viajantes que desejam economizar algum dinheiro nos serviços de viagens durante os seus deslocamentos. Porém, algumas pessoas estavam abusando da generosidade dos proprietários que abriam as suas casas confiando que desconhecidos iriam ter o bom senso em, por exemplo, não realizar festas sem a autorização dos donos das casas.

Sabe aquele tipo de festa que é organizada, realizada e desmontada em 24 horas? Aquelas que os hóspedes acreditavam cegamente que tudo ia dar certo, que nenhum transtorno aconteceria e que todos os móveis ficariam no lugar depois que o furacão chamado “galera da faculdade” passasse por aquele apartamento ou casa alugada?

Então… o próprio Airbnb ficou de saco cheio com as reclamações recebidas pelos proprietários, e decidiu tomar medidas mais enérgicas sobre o assunto.

Na verdade, é uma medida: acabar com as festas em residências alugadas via Airbnb.

 

 

 

Quem avisa amigo é…

Não é de hoje que o Airbnb vinha avisando que iria acabar com as festas em imóveis alugados em sua plataforma. Alguns eventos chegavam a deixar para os proprietários das residências prejuízos de nada menos que 12 mil euros, com alguns eventos noturnos perturbando a paz da vizinhança quando os locais abrigavam entre 100 e 200 pessoas de uma única vez.

Pois bem, o auge desse cenário de caos foi alcançado, e finalmente o Airbnb decidiu proibir de vez a realização de festas não autorizadas em seus alojamentos já em 2018. Mesmo assim, a medida não era definitiva, e alguns usuários da plataforma seguiram infringindo tais regras. Mesmo porque a maior punição possível para esse tipo de situação era a expulsão do usuário da comunidade de aluguéis de residências.

A crise sanitária global que enfrentamos desde março de 2020 reforçou a decisão tomada pelo Airbnb de forma global e quase automática. O argumento da empresa era o mais óbvio do mundo naquela época: “por razões de saúde pública”, o que fez com que a norma entrasse em vigor e permanecesse ativa por tempo indeterminado. Além disso, a plataforma também estabeleceu um limite de até 16 inquilinos em um único alojamento.

O problema é que a tal questão sanitária global ficou em segundo plano, já que a ciência prevaleceu. Com isso, alguns usuários voltaram a organizar festas nos imóveis alugados via Airbnb, sem qualquer tipo de respeito às normas estabelecidas pela plataforma.

Porém, uma hora a conta vem. E dessa vez, veio em forma de tragédia: em abril de 2022, dois menores de idade morreram e outras oito pessoas ficaram feridas por conta de uma troca de tiros em uma festa realizada em um apartamento alugado via Airbnb em Pittsburgh (EUA). E o evento em si fez com que alarmes disparassem, literalmente.

 

 

 

Fim da festa

O Airbnb decidiu estabelecer como permanente a proibição de realização de festas em imóveis alugados dentro da plataforma em nível global. O argumento da empresa é que a restrição temporária adotada em 2020 ajudou a reduzir em 44% as reclamações de festas em imóveis alugados dentro do serviço.

No final das contas, o Airbnb está certo. Esse tipo de problema estava começando a resvalar na empresa, que teria que pagar as contas dos transtornos causados pelos usuários que não respeitam as regras do serviço. E nenhuma empresa vai ficar respaldando os atos insensatos daqueles que não conseguem seguir as regras.

É importante deixar claro que o Airbnb não é o único serviço de aluguel de imóveis por temporada ou de curta duração via aplicativo que está passando por esses problemas. Outras plataformas similares decidiram fazer o mesmo, como é o caso de Vbro, que tem como proprietária a Expedia: em 2021, a plataforma anunciou uma parceria de colaboração com o próprio Airbnb para proibir essas festas que não estão autorizadas pelos proprietários dos imóveis e pelas plataformas que intermediam o serviço de aluguel.

 

 

 

E se eu quiser dar uma festa em um imóvel do Airbnb mesmo assim?

Bom, você já está avisado que não é mais permitido realizar festas em imóveis alugados via Airbnb. Mas bem sabemos que algumas pessoas são cegas e surdas para normas previamente estabelecidas, e vão seguir em frente de qualquer maneira.

Então, só nos resta tentar informar mais uma vez o que pode acontecer com você se a festa acontecer e algum problema acontecer durante a hospedagem.

O Airbnb informa que aqueles usuários que decidirem violar as suas normas e realizar festas em imóveis alugados pela plataforma vão ter que enfrentar as consequências dessa infração. Como punição, o usuário pode ter a sua conta temporariamente suspensa ou até a eliminação completa do seu cadastro na plataforma.

Em 2021, mais de 6.600 inquilinos acabaram sendo suspensos do Airbnb por violar a proibição das festas em imóveis alugados pelo serviço, o que mostra que tem muita gente que realmente não se importa em cumprir as regras estabelecidas, só se importando com os seus supostos direitos individuais, mesmo que isso ultrapasse os limites estabelecidos pelos termos de uso do serviço.

 

 

 

Nem tudo é proibição, mas recomenda-se a leitura com atenção dos termos do serviço

Uma mudança que chegou com a decisão da proibição das festas em imóveis alugados via Airbnb é a flexibilização da restrição de até 16 pessoas em um mesmo imóvel. Assim, se uma residência ou apartamento contar com capacidade superior a esse número de pessoas, é possível adicionar mais hóspedes ou convidados dentro do agendamento de locação.

E, ainda assim, isso não significa que essas mais de 16 pessoas podem dar uma festa dentro do imóvel. Se a reunião for mais animada e tiver música alta durante boa parte da noite, é mais que recomendado que os responsáveis pela locação leiam com atenção os termos de uso do Airbnb para entender exatamente quais são os seus direitos e deveres ao utilizar este serviço.

E no final, o mais importante de tudo: use o bom senso para a vida, inclusive na hora de usar um imóvel alugado no Airbnb. Seguir as regras para se manter como membro ativo dessa comunidade de aluguel de imóveis não é apenas um esforço individual, mas também um compromisso com os demais membros da comunidade.

Quer dar uma festa? Dê essa festa na sua casa ou apartamento. E, ainda assim, consulte o síndico sobre as autorizações e permissões para essa festa. Usar do bom senso nunca é demais.


Compartilhe