TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que a tela do meu smartphone está mudando de cor? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que a tela do meu smartphone está mudando de cor?

Por que a tela do meu smartphone está mudando de cor?

Compartilhe

Não é daltonismo. Pode ser um certo cansaço na sua visão, ou até mesmo os efeitos de drogas pesadas. Mas pode acontecer que, em alguns momentos, a tela do seu smartphone muda de cor repentinamente, e sem você realizar qualquer tipo de comando para que isso aconteça.

Um dos temores mais frequentes entre os usuários é que algum defeito na tela acabe resultando neste problema, e você vai ter que lidar com isso de forma inevitável. Mas antes de enviar o dispositivo para a assistência técnica, é possível descobrir o problema por conta própria.

Neste artigo, vamos dar algumas explicações para a mudança na cor da tela do smartphone, e o que você pode fazer para tentar resolver o problema antes de colocar a mão no bolso para o reparo ou compra de um novo dispositivo.

 

Você não está sozinho nessa

Antes de continuar, é importante tentar acalmar os mais aflitos com o problema da tela que muda de cor.

O mais importante nesse primeiro momento é manter a calma, pois este é o tipo de problema que acontece com muitos usuários. A prova do que estou falando é o número de pessoas que mencionam ou procuram por soluções para este problema nas redes sociais.

Ou seja, o problema acontece para você e para milhares de pessoas, o que reduz as chances de você ser o responsável pela falha, que pode cair no colo do fabricante do seu dispositivo (principalmente se outros usuários que contam com o mesmo dispositivo que o seu reclamam do mesmo problema).

Normalmente esse problema aparece “do nada”, ou seja, sem que você espere ou faça qualquer coisa indevida no dispositivo. De uma hora para outra. Em outros casos, a mudança de cores acontece de forma mais progressiva, onde você detecta as alterações cromáticas com o passar do tempo (ou nem percebe: quando se dá conta, a cor da tela é outra).

Não importa qual é o seu caso. Se você percebeu que a tela do seu smartphone apresenta uma variação de cores, vamos passar a partir de agora algumas dicas essenciais para reconhecer o problema e aplicar a melhor solução para casa caso ou possibilidade.

 

O modo escuro ou o modo de descanso está ativo

A imensa maioria dos smartphones (tanto iPhone como Android) contam com recursos pensados em proteger melhor o usuário dos efeitos da luz azul emitidas pela tela. O principal objetivo desse recurso é ajudar na oferta do melhor sono possível durante a noite.

É uma função que se popularizou nos últimos anos, já que mais e mais pessoas estão relatando maiores dificuldades na hora de dormir, e muitos estudos mostraram que isso está diretamente associado ao uso constante do smartphone durante a noite. E nem todo mundo sabe que essa funcionalidade está presente no dispositivo.

Se for este o caso, você não tem com o que se preocupar. Basta que você aprenda a lidar com o modo de descanso ou desabilite o recurso se não quiser que ele funcione no seu dispositivo. O funcionamento do recurso pode variar, de acordo com o fabricante ou sistema operacional: em alguns casos, ele entrega um tom mais rosado na tela, enquanto em outros ele ativa o modo de tela em preto e branco, como se você estivesse assistindo a um filme antigo.

Para verificar se a mudança da cor na tela aconteceu porque o modo de descanso está ativo no seu dispositivo, faça o seguinte:

  1. Entre em Ajustes > Tela.
  2. Procure por Modo Escuro ou Luz Noturna.
  3. Dento desse item, ative ou desative o recurso a seu gosto.

A dica aqui é determinar uma hora de início e fim de atividades desse modo de descanso. Dessa forma, o telefone muda essa funcionalidade automaticamente ao anoitecer, cumprindo assim com a sua missão em ajudar você a alcançar as melhores condições de sono.

Uma variante desse recurso está no modo de Bem-estar Digital, que normalmente deixa a tela do dispositivo em preto e branco, também para reduzir os estímulos da luz azul. Para verificar se é isso o que está acontecendo com o seu dispositivo, faça o seguinte:

  1. Entre em Ajustes > Bem-estar Digital.
  2. Toque em Modo Descanso.
  3. Altere as configurações, de acordo com as suas necessidades.
  4. No final do processo, escolha como você quer ver a tela.
  5. Então, desative o modo Escala de Cinza.

 

A tela pode ter problemas

Se o seu smartphone não está configurado para ativar os recursos para reduzir a influência da luz azul ou se o modo de Bem-estar Digital está completamente desativado, é hora de começar a se preocupar, pois o problema pode estar na tela do seu smartphone. E, de verdade… você não vai querer que seja isso.

As telas de LCD IPS e com as tecnologias AMOLED ou OLED podem falhar, com isso, apresentar manchas, tintas com cores ou leves modificações de tonalidades em algumas áreas. Aqui, os motivos para isso acontecer são os mais diversos, indo de pancadas e quedas até a influência do excesso de força ao toque na tela.

Se essas alterações de cores afetarem apenas a um aplicativo, o problema pode não estar na parte física do smartphone, e uma simples alteração do software ou não utilização do app pode resolver uma questão pontual.

Porém, se a anormalidade nas cores da tela acontece de forma constante em diferentes dispositivos, é sinal de que o problema pode ser mais amplo. O recomendado aqui é realizar uma série de testes para verificar as condições de exibição de cores na tela do dispositivo.

Para realizar essa verificação, entre em Ajustes > Tela > Cores. Praticamente todos os smartphones disponíveis no mercado contam com uma série de tons naturais ou mais ressaltados como padrão, além de oferecer opções personalizadas para modificações de parâmetros específicos.

Você precisa realizar os ajustes para verificar se a calibração de cores da tela está adequada e confiar que isso será o suficiente para resolver o problema de momento no display do dispositivo.

Agora, se isso não funcionar, é sinal de que o problema é mais complexo, e nenhuma alternativa disponível neste artigo vai solucionar a questão. Neste caso, não resta outra alternativa a não ser recorrer à garantia do produto (se ela ainda estiver vigente) ou buscar uma assistência técnica especializada para realizar os reparos necessários (aka a troca da tela do dispositivo, na maioria dos casos).

Esses problemas na tela podem acontecer em casos de entrada de pequenas quantidades de água no dispositivo, uma eventual perda de calibragem das cores no display ou uma pequena pancada resultante de um dos conectores ou até mesmo do contato do dedo na tela.

E boa sorte com o valor a ser pago por este reparo.


Compartilhe