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Por que a Sony fracassou com Concord?

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Já dá para dizer que este é o maior fracasso da história da Sony? Podemos afirmar que tudo o que estamos testemunhando vai marcar um “antes” e um “depois” para a dona do PlayStation?  Ou foi mais um dia como outro qualquer nessa nova realidade do mercado de videogames?

O lançamento de ‘Concord’ foi algo tão desastroso, que ele não vai durar um mês no ar. A Sony confirmou que o título será retirado do mercado em 6 de setembro.

É mais fácil retirar a disponibilidade do game do que seguir pagando pelos prejuízos que o título está gerando para a Sony.

Como chegamos até aqui? O que foi que aconteceu? E o que a Sony precisa (com urgência) aprender de tudo isso?

 

‘Concord’ foi atropelado

‘Concord’ foi desenvolvido pela Firewalk Studios, e chegou ao mercado em 23 de agosto de 2024. E o simples fato de o jogo permanecer funcionando por apenas 14 dias já é uma grande notícia por si.

Porém, o caso tem camadas ainda mais profundas, que impactam a Sony de forma direta. Neste momento, desenvolvedores e jogadores que compraram o game estão de olho nesse movimento da japonesa.

Os desenvolvedores, porque agora existe um precedente que pode afetar a todas as demais empresas do setor.

E os jogadores, que estão furiosos (e com toda a razão), pois o jogo foi descontinuado muito mais rápido do que deveria.

A decisão de cancelar ‘Concord’ foi impulsionada por uma combinação de fatores, mas os principais incluem baixas vendas e uma recepção crítica morna.

O jogo, que teve um investimento estimado entre 100 e 200 milhões de dólares, não conseguiu atrair um número significativo de jogadores, atingindo um pico de apenas 697 usuários simultâneos na plataforma Steam.

Não sei se a Sony entendeu qual foi o caminhão que atropelou ‘Concord’, mas alguns fatores podem explicar o que aconteceu aqui.

 

Por que ‘Concord’ fracassou desse jeito?

A Sony havia planejado lançar uma série de jogos como serviço, mas ‘Concord’ não conseguiu se destacar nesse modelo.

O plano era entregar vários títulos alinhados no formato GaaS, que está mais do que consolidado na indústria de videogames.

Aliás, foi a própria indústria que estabeleceu o jogo como serviço como alternativa para o gamer, que abraçou a ideia com força para não largar mais.

Com a ascensão de títulos gratuitos como ‘Overwatch 2’ e ‘Apex Legends’, era muito difícil para ‘Concord’ vingar sendo um GaaS e cobrando para todo mundo entrar no seu universo.

Sem falar que o mesmo comprador de ‘Concord’ ainda teria que pagar uma assinatura do PlayStation Plus para jogar online.

Convenhamos: para muitos, isso é inviável.

Além do fator econômico, a Sony calculou muito mal a janela de lançamento de ‘Concord’, com um planejamento que podemos considerar como algo pífio.

A chegada de ‘Concord’ ao mercado coincidiu com a estreia de outros jogos de grande expectativa, como ‘Black Myth: Wukong’ e ‘Star Wars: Outlaws’, o que dificultou ainda mais sua visibilidade no mercado.

A competição acirrada e a falta de um diferencial claro em relação a outros títulos de sucesso contribuíram para essa rápida queda que estamos testemunhando.

E a última pá de cal que ‘Concord’ recebeu foi a recepção ruim de especialistas e jogadores. Esse feedback negativo reduz as chances de quem não comprou investir no game.

Ryan Ellis, diretor do jogo, reconheceu que muitos aspectos de ‘Concord’ não atenderam às expectativas dos jogadores. Mas pode ter reconhecido o problema tarde demais.

A Sony e a Firewalk agora estão considerando opções para reestruturar o jogo, possivelmente visando uma transição para um modelo gratuito que possa atrair um público maior.

É a saída para tentar salvar todo o investimento feito no título: oferecer o jogo de graça e tentar capitalizar nas micro transações internas, principalmente nas vendas de itens.

 

O que vai acontecer a partir de agora?

A Sony anunciou que todos os jogadores que adquiriram ‘Concord’ receberão reembolsos completos, o que pode indicar que o game será gratuito em um futuro a médio prazo.

O processo de reembolso será realizado automaticamente para compras feitas na PlayStation Store e no Steam, enquanto os jogadores que adquiriram cópias físicas devem devolvê-las aos varejistas.

Caso você tenha comprado o jogo para PC no Steam, você deve fazer login na sua conta e seguir estas etapas:

  • Entre neste link e faça login na sua conta.
  • Escolha Concord entre todos os jogos que serão listados.
  • Clique na opção “Solicitar um reembolso”, confirme e pronto.

Se você comprou Concord na Epic Games Store, também precisará fazer login na sua conta e solicitar um reembolso do seu histórico de compras.

Agora, pense em como todos “estão muito felizes” neste momento.

Quem comprou o jogo está insatisfeito. Quem comprou na loja vai gastar pelo deslocamento. E os varejistas vão perder os lucros das unidades vendidas.

No final das contas, não dá para dizer que a Sony e a Firewalk Studios não foram avisadas.

Os jogos de shooting em primeira pessoa estão sofrendo de uma queda de popularidade gradativa. O próprio Overwatch é uma prova disso.

E o baixo volume de jogadores que se registraram para o período de testes era um sinal claro de que ‘Concord’ iria fracassar. Era uma síndrome de morte anunciada.

É importante lembrar que esse jogo levou nada menos que 8 anos para ser desenvolvido, consumindo muitos recursos financeiros da Sony.

Logo, estamos sim diante do maior fracasso da Sony nos últimos anos e, talvez, o maior fracasso de sua história.

A saturação nos jogos de videogames é flagrante. Os gamers estão jogando títulos de 10 anos de lançamento porque os novos jogos são um grande “mais do mesmo”.

E ninguém está disposto a pagar para repetir algo que, de alguma forma, já tem de graça.

Falta uma real inovação no mundo dos videogames. Falta um “pensar fora da caixa”.

E o desastre de ‘Concord’ deixa isso muito claro.


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