A Netflix teve a coragem de fazer aquilo que a Warner Bros. Discovery deveria ter feito muito antes do Snyderverso ter virado o desastre que bagunçou tudo nos filmes da DC: demitir o cara e cancelar seus projetos futuros.
Zack Snyder anunciou que o seu próximo filme será muito menor em escala, e sem o uso de efeitos visuais. Ele só não disse que isso aconteceu por causa do fracasso de “Rebel Moon”, e isso ajudou a Warner a revisar a sua situação dentro da plataforma de streaming.
Se alguém teria culhões em demitir Zack Snyder para entregar um resultado ruim, esse alguém só poderia ser a Netflix.
Um casamento que não deu certo
A parceria de Snyder com a Netflix parecia promissora. Afinal de contas, ‘Exército dos Mortos’ se tornou rapidamente uma das produções mais vistas na plataforma de streaming.
O sucesso desse filme resultou no prequel ‘Exército dos Ladrões’, que também foi muito bem de alguma forma. Ou seja, um universo cinematográfico de Snyder estava a caminho e já era bem-sucedido entre os leitores.
Mas aí veio ‘Rebel Moon’, e Snyder praticamente foi catapultado da Netflix, pois este é um filme absurdamente ruim e problemático.
Diante do desastre, a Netflix decidiu cancelar a continuação direta de ‘Exército dos Mortos’, e a planejada série spin-off dento desse universo.
A volatilidade e os riscos associados a grandes franquias cinematográficas (mesmo com diretores de renome na negociação) mostra como o que realmente importa é receber boas histórias, mesmo que isso custe um pouco mais caro.
Como será o futuro de Snyder na Netflix?
O único projeto sobrevivente da parceria Snyder-Netflix é a série ‘O Ocaso dos Deuses’, com lançamento previsto para setembro. Depois disso, Zack pode tomar rumo na vida sem volta, mesmo que essa série seja um grande sucesso.
A mudança de Snyder para filmes de menor escala e sem efeitos visuais pode ser vista como um retorno às raízes cinematográficas e uma tentativa de explorar narrativas mais intimistas.
A nova abordagem pode atrair um público diferente e revitalizar a carreira do diretor, que busca se distanciar dos grandes fracassos recentes.
Por outro lado, pode também ser o atestado de que ele fracassou na tentativa em oferecer a sua visão cinematográfica que, ao que tudo indica, só se aplica à ele.
Por outro lado, existe uma tendência crescente na indústria cinematográfica, onde cineastas renomados estão explorando projetos menores e mais pessoais.
O movimento pode muito bem ser uma resposta ao mercado saturado de filmes de grande orçamento e ao desejo de inovar na narrativa e na produção.
No caso específico de Zack Snyder, gosto de pensar que ele está sendo exemplarmente punido pelas suas obras e visão até mesmo um pouco pedante ou arrogante relacionado às suas criações.
As redes sociais estão lotadas de críticas contra Zack Snyder, e essas pessoas contam com boa dose de razão. Seu estilo de direção frenética e narrativa inconsistente se tornaram elementos mais do que comprovados que eu comando é de, no mínimo, gosto duvidoso.
E esse homem ainda teve a coragem de colocar a culpa em todos nós, os fãs.
E agora, paga o preço por suas polêmicas declarações.
Via The Wrap