Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Por que a minha internet não funciona? Causas e soluções

Por que a minha internet não funciona? Causas e soluções

Compartilhe

Motivos não faltam para a sua internet não funcionar neste momento. Pode ser o seu provedor, pode ser o seu roteador, ou a peça que nesse momento está entre a cadeira e o teclado, ou na frente do smartphone.

Não ter internet é algo frustrante, mas mais frustrante ainda é não saber como resolver o problema. Por isso, vamos mostrar neste post as principais causas para a sua internet não funcionar, e algumas das suas possíveis soluções.

 

 

 

Ligue para o seu provedor de internet

O problema pode ser uma indisponibilidade temporária do serviço, um cabo de fibra ótica arrebentado ou o próprio provedor que está querendo empatar a sua vida. Por isso, telefonar para a operadora e verificar o que está acontecendo pode ser o início da solução dos problemas.

Se tudo está certo no provedor, pode ser que o problema esteja no meio do caminho. Normalmente a operadora envia um reforço de sinal e tudo se resolve. Mas se isso não der certo, a anormalidade está na sua casa, e é preciso seguir para os próximos passos.

 

 

 

Revise o cabeamento

Verifique se o cabo que vem da rua fornecido pelo provedor está desconectado ou mal conectado no roteador. Também verifique se o cabo de rede está bem conectado ao equipamento. Se necessário, troque os cabos dos equipamentos para melhorar a qualidade do sinal de internet sem fio.

 

 

 

Reinicie o roteador

O problema pode estar no hardware que fornece a internet sem fio para a sua casa ou escritório. Então, reiniciar o roteador pode resolver pequenos problemas de conflitos de configurações, deixando a conexão de rede sem fio mais livre e com melhor qualidade. De tempos em tempos, vale a pena fazer isso para deixar a internet mais funcional.

O procedimento também é recomendado quando ligamos para a operadora de internet e solicitamos um reforço de sinal de rede. Ao reiniciar, aplicamos as configurações de sinal que foram enviadas, o que também pode resolver problemas pontuais.

 

 

 

Verifique se tem algo errado no seu PC ou smartphone

Normalmente é o computador (desktop ou notebook) que sente mais os efeitos de uma internet problemática. Se depois de tudo isso a sua conexão está ruim, chegou a hora de ver se o seu PC está com problemas:

  • Execute uma verificação de segurança em busca de malware e outras ameaças à segurança.
  • Se você não encontrou nenhuma ameaça e acha que está tudo bem a esse respeito, verifique se há atualizações de firmware para o seu roteador.
  • Em alguns casos, a atualização do sistema operacional pode resolver o problema, especialmente quando estamos usando versões muito antigas.

 

Se nada disso funcionar, reinicie o roteador para as configurações de fábrica, e o problema deve se resolver.

 

 

 

A culpa é do Windows 10

Este é o último culpado pela má qualidade da sua internet.

Não necessariamente são problemas graves, mas pequenos conflitos nos aspectos de conectividade do Windows 10 podem resultar em uma baixa qualidade de internet no computador. Neste caso, faça uma verificação mais detalhada com o recurso de solução de problemas do sistema operacional.

Para isso, vá ao ícone do adaptador de rede presente na bandeja do sistema (parte direita da barra de tarefas), clique com o botão direito e selecionar a opção “solucionar problemas”. E deixe o recurso trabalhar, pois ele funciona na maioria dos casos.


Compartilhe