Você está em | Home | Inteligência Artificial e chatbots | Por que a Microsoft liberou o o1 no Copilot de graça logo agora?

Por que a Microsoft liberou o o1 no Copilot de graça logo agora?

Compartilhe

A Microsoft surpreendeu o mercado ao liberar gratuitamente o modelo de raciocínio O1 da OpenAI no Copilot.

Antes, esse modelo só podia ser acessado por meio de assinaturas pagas, como o Copilot Pro ou ChatGPT Plus, ambos custando US$ 20 por mês, ou por meio do plano empresarial ChatGPT Pro, que custava US$ 200 mensais.

A mudança democratiza o acesso à tecnologia de IA avançada, beneficiando usuários que antes não podiam pagar pelas versões premium desses serviços…

…e mostra que a Microsoft também sentiu internamente o golpe dado pela DeepSeek nessa semana.

 

A influência do DeepSeek-R1 na decisão da Microsoft

A Microsoft decidiu chamar o modelo de “Think Deeper” em seus serviços. Na prática, trata-se da mesma tecnologia O1 da OpenAI integrada à sua plataforma Copilot.

Mustafa Suleyman, chefe da divisão de Inteligência Artificial da Microsoft, anunciou a novidade oficialmente, reforçando o compromisso da empresa em expandir o uso de IA em seus produtos e serviços.

A decisão de liberar o modelo gratuitamente foi motivada pelo crescimento do DeepSeek-R1, a inteligência artificial que veio de uma startup chinesa que, “do nada” mudou o jogo do segmento.

O DeepSeek-R1 já está disponível em plataformas alternativas, como é o caso da Perplexity sob o nome de “Sonar Reasoning”, e permite até mesmo que usuários instalem o localmente em seus computadores.

O avanço do DeepSeek-R1 obrigou a Microsoft a reagir rapidamente para não perder competitividade, acelerando a liberação do O1 em sua plataforma.

 

Integração do DeepSeek-R1 nos serviços da Microsoft

Devido à grande popularidade do DeepSeek-R1, a Microsoft anunciou sua inclusão no Azure AI Foundry e no GitHub rapidamente, permitindo que empresas e desenvolvedores experimentem e integrem o modelo em suas próprias soluções.

Ou seja, a Microsoft, que antes acreditava que o seu formato fechado e sua IA são as melhores soluções, agora aborda uma proposta mais flexível, apenas e tão somente para não perder parte do seu público-alvo.

Historicamente, a Microsoft costuma levar mais tempo para disponibilizar novos modelos em seus serviços. O rápido crescimento da concorrência, especialmente do DeepSeek-R1, fez com que a empresa adiantasse sua estratégia e liberasse o acesso gratuito ao O1 muito antes do esperado.

A medida é mais um capítulo nessa nova onda de competição entre modelos de IA avançada, beneficiando usuários com melhores opções e maior acessibilidade.

A liberação gratuita do O1/Think Deeper traz vantagens diretas para os usuários, que agora podem experimentar um modelo de IA de alto nível sem precisar pagar por assinaturas premium.

Além disso, a mudança impulsiona a competição entre as empresas que desenvolvem modelos de raciocínio, podendo acelerar ainda mais a inovação no setor.

Fato é que: com o DeepSeek se apresentando como uma alternativa competente e eficiente com um custo baixíssimo, todas as demais empresas envolvidas no segmento de Inteligência Artificial serão obrigadas a reverem suas estratégias.

Uma nova era da IA começou, onde vamos receber mais pagando pouco ou nada por isso. E gigantes como a Microsoft que se virem para oferecer esse “mais” por “menos”, explicando para os investidores por que tanto dinheiro foi gasto, sendo que tudo isso poderia ser feito com, pelo menos, 90% a menos de orçamento.

É uma tarefa ingrata para as Big Techs.


Compartilhe