TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que a bateria do meu iPhone para de carregar quando chega aos 80% | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que a bateria do meu iPhone para de carregar quando chega aos 80%

Por que a bateria do meu iPhone para de carregar quando chega aos 80%

Compartilhe

Historicamente, o iPhone nunca foi um prodígio na autonomia de bateria, e muitos usuários passaram anos e anos com o carregador na mochila e procurando tomadas em qualquer lugar para não ficar com o telefone como um peso morto no final do dia. Porém, esse aspecto melhorou um pouco nas últimas gerações do smartphone da Apple.

A série iPhone 13 até que entrega uma boa autonomia de bateria em todas as suas variantes, e é esperado que esse mesmo comportamento se repita no iPhone 14. Vamos ter que esperar por mais alguns meses até que se confirmem ou se desmintam as expectativas geradas.

Enquanto isso, alguns usuários do iPhone podem detectar um comportamento um pouco estranho na recarga de bateria do dispositivo: ela não passa dos 80%, por mais que o telefone fique mais tempo no carregador.

O que está acontecendo? Mais um bug no iOS que a Apple deixou passar?

 

 

 

Antes de qualquer coisa, é melhor você se acalmar…

Não há motivos para pânico ou para conclusões precipitadas neste caso. Os problemas de recarga de bateria são comuns no iPhone, e boa parte deles podem ser resolvidos com a mudança de alguns hábitos simples e ajustes no dispositivo que podem resultar em um melhor desempenho durante o procedimento.

Mas neste caso, não se trata de um defeito do telefone ou falha no sistema operacional móvel. Se o seu iPhone está recarregando até 80% da capacidade de bateria, não há a necessidade de pensar em enviar o dispositivo para a manutenção ou até mesmo na substituição do telefone. Existem alguns motivos para isso acontecer e, tal e como disse no parágrafo anterior, esse comportamento pode ser alterado com ajustes simples e soluções fáceis de serem adotadas.

E a primeira coisa que você precisa ter em mente neste momento é…

 

 

 

Este pode ser um recurso incorporado pela própria Apple

Isso mesmo, amigo leitor.

A recarga de bateria do seu iPhone pode estar no limite de 80% por conta de uma implementação de software adotada pela própria Apple, que introduziu uma função de otimização de bateria a partir do iOS 13, diante de todas as polêmicas que a empresa teve que enfrentar por reduzir o desempenho dos telefones por software sem informar os usuários que isso era feito (e induzindo todo mundo ao erro de comprar um novo smartphone, acreditando que a bateria não tem a mesma autonomia do passado).

A possível obsolescência programada estabelecida pela Apple sem o conhecimento ou consentimento dos usuários do iPhone se transformou em um recurso de otimização de bateria que está claro no iOS. O recurso faz com que a recarga do dispositivo fique no limite dos 80% para evitar a degradação desse componente e o superaquecimento do dispositivo como um todo. E é por isso que, de tempos em tempos, o seu iPhone carrega por um tempo, mas logo volta aos 80% nominais.

A Carga de Bateria Otimizada observa os padrões de recarga do usuário e os seus hábitos com o smartphone. Entendendo esse comportamento, o software realiza a recarga até 80% quando entende que o telefone vai ficar conectado ao carregador por muito tempo. Quando o iOS sabe que está próximo do telefone iniciar o seu uso normal, ele avança no processo de recarga da bateria, até que este procedimento alcance os 100%.

Para quem carrega o smartphone durante as madrugadas de sono, muito provavelmente a bateria não vai carregar acima de 80% no seu ritmo normal. E é importante lembrar mais uma vez que, por mais que seja desejável ter a maior autonomia possível para utilizar o telefone pelo maior período, manter o smartphone carregado o tempo todo pode ser prejudicial para a vida útil da bateria.

E não estamos falando sobre o famigerado “efeito memória” presente nas baterias dos celulares do passado. Estamos falando da degradação da bateria de forma pura e simples, algo que é inevitável para qualquer dispositivo de tecnologia, e que vai acontecer com qualquer smartphone, inclusive o iPhone. A grande diferença aqui é que, com algumas mudanças de comportamento, é possível reduzir essa degradação e fazer com que o seu telefone funcione por mais tempo nas suas mãos (e com um bom desempenho).

Agora, além de ser um recurso já integrado pela Apple no dispositivo, existe outra possibilidade que pode explicar a impossibilidade de recarga de bateria acima dos 80%.

 

 

 

Este pode ser um problema provocado pelas altas temperaturas

Smartphones que estão sofrendo com problemas de altas temperaturas podem apresentar um comportamento anormal, e um dos indícios disso é a impossibilidade de recarga da bateria acima dos 80%, por uma questão de segurança para o conjunto técnico.

A Apple aconselha em sua página de suporte que o uso do iPhone ou iPad só aconteça nas condições de temperatura ambiente. Neste caso, o entendimento de um uso seguro seria em qualquer ambiente que registra temperaturas entre 0° e +35°. É claro que você não precisa ter um termômetro com você o tempo todo para detectar a temperatura ideal para recarregar o telefone, mas deve ser de entendimento comum que deixar o smartphone da Apple carregando na praia em pleno dia de sol forte está bem longe de ser uma boa ideia.

Também não é aconselhável recarregar o iPhone em um ambiente mais propenso aos aumentos de temperaturas ao redor como, por exemplo, dentro de um carro. Quando isso acontece, o iOS ativa um recurso de segurança que detém o procedimento de recarga por completo, ou que limita a capacidade da bateria em 80%, por uma simples questão de segurança para a integridade dos componentes internos.

Uma vez que a temperatura interna do iPhone registrar níveis mais baixos e aceitáveis, o dispositivo volta a ficar dentro do seu limite funcional, retomando a sua capacidade padrão de recarga de bateria.

 

 

 

Conclusão

Se você deseja que a bateria do seu iPhone (ou de qualquer outro smartphone, independente da marca, modelo e sistema operacional) funcione bem por muito tempo (até porque você investiu muito dinheiro neste dispositivo, e você quer que o investimento se pague), o conselho final é evitar carregar a bateria até 100%, ou utilizar o dispositivo com a autonomia de uso abaixo dos 20%.

Recarregar o iPhone até 80% é uma ótima estratégia para aumentar a vida útil do telefone. Vale a pena testar e se adaptar no dia a dia para ter uma autonomia menor, em nome de uma bateria que funcione bem por mais tempo.


Compartilhe