TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Podem hackear meu smartphone ao escanear um QR Code? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Podem hackear meu smartphone ao escanear um QR Code?

Podem hackear meu smartphone ao escanear um QR Code?

Compartilhe

O QR Code se consolidou como um importante elemento do nosso mundo conectado. O recurso se popularizou com a ajuda da mídia de grande massa e dos segmentos de entretenimento, e nos dias atuais se tornou algo comum ver as pessoas tirando o smartphone do bolso e apontar a câmera do dispositivo para essas figuras que aparentemente são incompreensíveis.

Porém, esses códigos gráficos podem esconder links e comandos perigosos, que podem redirecionar o usuário para sites maliciosos e serviços suspeitos.

Porém, fica a pergunta que dá título ao post: é possível hackear um smartphone através de um QR Code?

Temos respostas.

 

 

 

Muito cuidado com o que você anda escaneando por aí…

A necessidade e a popularidade de qualquer coisa são dois elementos fundamentais para que cibercriminosos explorem novas possibilidades de fraudes, ataques ao dados ou outras práticas criminosas em um mundo conectado.

E é inegável que o QR Code tem todos os elementos para ser considerado uma nova via para hackear smartphones alheios. Afinal de contas, esse método para compartilhamento de dados, informações e links web se tornou muito popular nos últimos dois anos, e podemos utilizar essa ferramenta para literalmente qualquer coisa.

Ou seja, É SIM POSSÍVEL HACKAR O SEU SMARTPHONE COM UM SIMPLES QR CODE!

Basta escanear esse código com a câmera do seu telefone e pronto: o dispositivo está com as portas mais do que abertas para ser explorado de todas as formas. Infelizmente, este é o único grande ponto negativo da tecnologia do QR Code, o que obriga aos usuários a ter um reforço maior na precaução e no comportamento defensivo ao acessar conteúdos conectados.

Por outro lado, este não pode ser o motivo que vai impedir o uso do QR Code. Em termos práticos, é você quem precisa se proteger dos ataques hacker, e isso pode ser feito de forma bem simples: basta utilizar um pensamento lógico e razoabilidade.

É só não escanear nenhum QR Code considerado suspeito ou de procedência duvidosa. Não escaneie códigos desconhecidos ou que não correspondem ao estabelecimento que você está visitando. Apenas utilize códigos que são de confiança, pois eles não vão apresentar problemas futuros.

 

 

 

Proteja o seu dispositivo com o Google Lens

Nem sempre utilizar a lógica é o suficiente.

Ao escanear um QR Code, verifique se as informações que aparecem na tela são correspondentes ao conteúdo que deseja acessar, como o site ou plataforma que esse código quer redirecionar. Vale a pena usar até o Google Lens, pois ele faz essa identificação entregando recursos adicionais e evitando o envio de dados pessoais para sites ou aplicativos desconhecidos.

A grande maioria dos smartphones Android já conta com o Google Lens instalado de fábrica, mas você pode fazer o download e a instalação do aplicativo diretamente na Google Play Store. Com ele, você pode simplesmente focar a câmera no QR Code e serão reveladas de imediato as informações mais relevantes sobre o link que vamos acessar.

Essa é uma forma simples, direta e prática para evitar qualquer tipo de ataque hacker, mantendo nossas informações pessoas e o dispositivo como um todo mais seguro o tempo todo.

Vale a pena ter o Google Lens instalado no smartphone só por esse motivo.


Compartilhe