O POCO X7 Pro não veio sozinho.
Tal e como aconteceu nos últimos anos, a Xiaomi (ou a POCO, como queiram) também apresentou ao mundo o POCO X7, modelo mais acessível da dupla, entregando algumas diferenças nas especificações técnicas que podem ser interessantes para alguns usuários.
E não são mudanças apenas técnicas. As diferenças estéticas também são bem-marcadas, e um modelo pode chamar mais a atenção dos usuários do que outro por conta dos detalhes que são visíveis com relativa facilidade.
Neste artigo, conto o que entendo ser interessante no POCO X7.
Tela curva (para quem gosta)
O POCO X7 aposta no design diferenciado para chamar a atenção do grande público, adotando uma tela levemente curva no dispositivo.
Essa característica normalmente é encontrada nos telefones top de linha ou premium, mas aqui está em um dispositivo que é ainda mais simples que a sua versão Pro (que possui tela plana).
O modelo recebe uma tela AMOLED de 6.67 polegadas, mantendo a resolução 1.5K do modelo Pro, mas com uma taxa de brilho um pouco inferior, com 3.000 nits.
Não creio que apenas 200 nits a menos de brilho na tela fará uma grande diferença para os usuários que só desejam ter um telefone bonito e competente nas mãos.
Processador que dá conta e as mesmas câmeras do Pro
O desempenho do POCO X7 está garantido com a presença do processador MediaTek Dimensity 7300.
Aqui, fica evidente que a Xiaomi só vai apostar nos chips da Qualcomm quando a conversa for com os telefones top de linha ou premium.
O único ponto de consideração que preciso fazer no seu hardware é a presença de memórias no padrão LPDDR4X na RAM e um armazenamento em UFS 2.2.
São decisões necessárias para otimizar o preço do produto, mas sem abrir mão de uma boa experiência de uso.
É fato que o padrão UFS 2.2 não é o mais rápido do mercado, mas é adequado para um dispositivo dentro de sua faixa de preço.
No sistema de câmeras, a boa notícia é que o POCO X7 entrega configurações semelhantes ao que encontramos no modelo Pro.
A câmera principal possui 50 megapixels, trabalhando com uma lente ultra grande angular de 8 megapixels e uma lente macro de 2 megapixels.
É um conjunto que oferece uma maior variedade de opções em comparação com o POCO X7 Pro, o que pode causar estranheza em algumas pessoas.
Por outro lado, é de se imaginar que um processador um pouco mais débil pode obrigar a adicionar um sensor para entregar resultados de maior qualidade.
Conectividade e bateria na medida
O POCO X7 possui resistência à água e poeira com certificação IP68, entregando uma certa resistência a alguns cenários mais desafiadores.
Só não tenta deixar o telefone cair de um penhasco durante aquela trilha dominical morro acima.
Na conectividade, o necessário para um dispositivo do seu porte: suporte para NFC e WIFi Dual Band, 5G, USB-C e derivados.
Já a sua bateria pode decepcionar a alguns mais exigentes que gostaram do que viram no modelo Pro neste aspecto, uma vez que o POCO X7 fica com “apenas” 5.110 mAh.
Ainda está acima da média de mercado, e possui suporte para recarga rápida de 45 watts. É bem provável que a autonomia de um dia de uso esteja garantida com esses números.
Preço e disponibilidade
O POCO X7 não está tão distante em relação ao POCO X7 Pro, pois em todos os outros detalhes técnicos, os dois modelos são muito similares.
Entendo que vai ficar com o POCO X7 aqueles que realmente procuram a melhor relação custo-benefício, sem se importar com uma potência inferior e uma bateria menor.
De qualquer forma, se apresenta como o primeiro grande concorrente dentro do segmento de smartphones intermediários, desafiando as grandes marcas com Android.
O POCO X7 tem preço inicial sugerido de US$ 229 (na versão com 8 GB de RAM + 256 GB). É bem provável que o seu valor acabe variando para cima quando o dispositivo chegar ao mercado internacional.
Obviamente, não há previsão de lançamento do produto para o mercado brasileiro, muito menos o seu preço sugerido por aqui.
Mas bem sabemos que muitos de nós vão atrás do dispositivo para a importação. Sei que os impostos dão uma certa desanimada, mas… ainda assim… parece ser um bom negócio.
Principais Especificações Técnicas do POCO X7
- Tela
- Tipo: AMOLED
- Tamanho: 6,67 polegadas
- Resolução: 1220 x 2712 pixels
- Brilho máximo: 3.000 nits
- Taxa de atualização: 120 Hz
- Proteção: Corning Gorilla Glass Victus
- Processador
- Modelo: MediaTek Dimensity 7300 Ultra
- Arquitetura: 4 nm
- CPU: Octa-core (4x Cortex-A78 a 2,5 GHz e 4x Cortex-A55 a 2,0 GHz)
- GPU: ARM Mali-G615 MC2
- Memória
- RAM: Opções de 8 GB ou 12 GB LPDDR5
- Armazenamento interno: Opções de 256 GB ou 512 GB UFS 2.2
- Câmeras
- Traseira:
- Principal: 50 MP (f/1.5) com OIS e PDAF
- Ultrawide: 8 MP (f/2.2) com campo de visão de 120°
- Macro: 2 MP (f/2.4)
- Frontal:
- Câmera selfie de 20 MP (f/2.2)
- Traseira:
- Bateria
- Capacidade: 5.110 mAh
- Carregamento rápido: Suporte para carregamento de até 45W
- Conectividade
- Rede: Suporte para redes móveis 5G
- Wi-Fi: Wi-Fi Dual Band (802.11 a/b/g/n/ac/6)
- Bluetooth: Versão 5.4
- NFC: Sim (dependente do mercado/região)
- Dimensões e Peso
- Dimensões: 162,3 x 74,4 x 8,4 mm
- Peso: Aproximadamente 185,5 g
- Sistema Operacional
- Android: Versão Android 15 com HyperOS
- Certificações e Extras
- Resistência à água e poeira: IP68
- Leitor de impressões digitais sob a tela