Compartilhe

Se você começou a perceber que o modo online do seu PlayStation 4 está mais lento do que o normal nos últimos dias, não há motivos para você se preocupar. A culpa não é sua ou da sua conexão de internet.

A Sony emitiu um comunicado explicando que, por conta da quarentena estabelecida em muitos países da Europa (e alguns estados brasileiros) para tentar combater a crise do coronavírus COVID-19, a empresa não teve outra alternativa a não ser gerenciar de forma mais eficiente o tráfego de dados em diferentes partes do planeta.

Quando a Sony fala sobre “gerenciamento inteligente de tráfego”, a empresa usa um eufemismo para dizer que reduziu as velocidades para evitar um colapso que possa comprometer a integridade dos seus serviços e da própria internet. A empresa não informa por quanto tempo vai ficar ativa a medida de redução de velocidade no modo online no PlayStation 4, mas não podemos dizer que essa é uma medida que surpreende as pessoas, pois segue medidas que já foram tomadas por outros gigantes do entretenimento.

Algumas pessoas estão pensando quais são os prejuízos que a redução de dados no modo online podem causar à experiência de jogo em um console como o PlayStation 4. No final das contas, quando jogamos, a carga sobre o tráfego de dados é relativamente pequena, e o que realmente importa é a estabilidade e a qualidade do sinal. O importante aqui não é o jogo online, mas sim os serviços online combinados, indo do download de correções e atualizações até o download de jogos.

O tráfego gerado por algumas horas de jogo é baixo, e acaba não impactando na internet como um todo. Porém, o download de um jogo de 50 GB muda a história de forma considerável, e é esse o problema que a Sony quer administrar.

 

 

 

Efeitos práticos, e o que fazer diante disso

 

 

Você pode seguir jogando online com o seu PlayStation 4, mas os downloads dos jogos serão consideravelmente mais lentos. A Sony não descarta que a medida pode ser aplicada em escala global (por enquanto só está ativa na Europa).

Como usuário, você não pode fazer nada. É uma medida imposta pela Sony. Porém, você pode recorrer aos downloads e atualizações no console fora dos horários de pico, como nas madrugadas e nas primeiras horas da manhã, período onde normalmente temos menos usuários conectados na rede.

Bom, é uma notícia mais ou menos ruim. É melhor a redução do que a remoção total do serviço. Nos jogos, você não deve sentir diferença alguma, com a fluidez sendo a mesma. Porém, o download de jogos pesados e correções ficarão mais complicadas.

E seja paciente, pois não existe outra saída por enquanto.

 

 

Via Blog SonyPlayStation


Compartilhe