PlayStation 2 completou 20 anos lendários | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia PlayStation 2 completou 20 anos lendários | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Games | PlayStation 2 completou 20 anos lendários

PlayStation 2 completou 20 anos lendários

Compartilhe

Em 4 de março de 2000, tudo era muito diferente do que temos hoje. A internet ainda estava ganhando tração, a MTV ainda tocava música e o mundo dos videogames estava se preparando para iniciar uma nova fase. Nesse dia, todos os olhares se voltaram para o Japão, pois a Sony apresentava ao mundo o seu console de nova geração, o PlayStation 2.

Naquele dia, estava nascendo uma lenda no mundo dos games.

Até aquele momento, a Sony tinha alcançado com sucesso a missão de pegar todo mundo de surpresa. O PlayStation original (ou PSOne, como queiram) era um sucesso comercial, onde tinha como seu principal competidor (especialmente nos aspectos econômicos) o Nintendo 64, que mandava muito bem nas vendas. Porém, podemos dizer que foi a evolução tecnológica que jogou a favor da Sony para que o PlayStation 2 se tornasse o campeão da próxima fase na batalha dos consoles.

Principalmente por ter que enfrentar pela primeira vez uma Microsoft, que se lançaria na batalha pelo mundo dos games um ano depois.

 

 

 

O PlayStation através dos anos

 

 

Uma das novidades que a Sony trouxe ao mercado foi o uso do disco ótico ou CD para armazenar os seus jogos, trabalhando em conjunto com um cartão de memória para salvar o progresso dos jogadores nos games. Esse formato de disco oferecia muito mais possibilidades de acesso que um cartucho, e o catálogo de jogos era incomparavelmente maior.

Sem falar que a Sony estava muito mais inclinada a oferecer títulos com temáticas mais maduras e adaptações da última grande geração dos jogos dos arcades. E esses dois fatores fizeram a balança pender naturalmente para o lado do PlayStation.

Quando os primeiros rumores sobre o iminente lançamento do PlayStation 2, acompanhados dos anúncios oficiais sobre o console, as expectativas envolvendo o produto simplesmente dispararam. As pessoas já esperavam muito do novo console da Sony, pois a experiência anterior entregou muito mais do que o projetado. Porém, o que o mundo viu depois daquele 4 de março de 2000 foi algo muito maior do que qualquer ideia preconcebida, superando toda e qualquer expectativa.

O PlayStation 2 foi um console que entregou novidades simplesmente empolgantes, com um potencial que muitos não compreenderam na época. Porém, com o passar do tempo, todos esses recursos inovadores como a conectividade à internet e o reprodutor de DVD foram muito bem aproveitados pelos desenvolvedores de jogos. Sem falar que a retrocompatibilidade com os jogos do PSOne jogou muito a favor na hora de construir a popularidade desse console.

 

 

 

PlayStation 2: 20 anos depois, e o legado de um titã

 

 

O PlayStation 2 era um produto que revelava a inteligência da Sony para atender aos públicos com diferentes idades e objetivos de entretenimento: enquanto a criança buscava jogar os seus games, o pai podia ter um dispositivo para ver os seus filmes em DVD em casa.

Mas o maior trunfo do PlayStation 2 era mesmo o seu brutal catálogo de jogos disponíveis para o console. No final de sua trajetória comercial, ele acumulava mais de 11 mil jogos diferentes, incluindo alguns clássicos, alguns exclusivos e jogos que mudaram o rumo da indústria dos videogames para sempre. É inegável que a sua popularidade de presente se deve a combinação de fatores muito bem acertados pela Sony no produto.

Jogos como Grand Theft Auto III, os dois primeiros jogos da franquia God of War e o lendário Shadow of the Colossus são apenas três dos inúmeros motivos de sobra para os gamers festejarem os 20 anos de lançamento do PlayStation 2. O jogo mais popular da história do PlayStation 2 foi Grand Theft Auto: San Andreas, com 17.33 milhões de unidades vendidas.

Este console vendeu mais de 155 milhões de unidades, e simplesmente amassou a Nintendo em vendas, algo que era considerado praticamente impossível naquela época (especialmente com todo o sucesso comercial do Super Nintendo).

Por fim, não resta dúvidas que o PlayStation 2 é um console lendário, e será eterno na memória da maioria de nós. Gamers ou não.


Compartilhe