PinePhone, smartphone para os mais valentes e fãs do Linux | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia PinePhone, smartphone para os mais valentes e fãs do Linux | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Smartphones | PinePhone, smartphone para os mais valentes e fãs do Linux

PinePhone, smartphone para os mais valentes e fãs do Linux

Compartilhe

O Android e o iOS são forças dominantes, mas algumas propostas Open Source buscam o seu lugar ao sol. Um exemplo disso é o PinePhone, uma alternativa ao Pine 65, dispositivo por trás do PineBook, um notebook ARM Open Source de baixo custo.

O PinePhone tem a mesma filosofia: orientado para os early adopters, chega ao mercado com um preço muito econômico, e tem como principal característica poder rodar diferentes distribuições do Linux.

 

 

Mais uma aposta no Linux de baixo custo

 

 

Distribuições como Sailfish OS, Lune OS, Ubuntu Touch e outros serão compatíveis com o PinePhone, um smarpthone de entrada voltado para testes e fanáticos do Linux, e nem tanto para o uso cotidiano.

Chama a atenção que o dispositivo não conta com qualquer sistema operacional pré-instalado, e é o usuário que terá a missão de instalar o software, fazendo o download das imagens dos diferentes sistemas operacionais disponíveis:

PostmarketOS
Ubuntu Touch
Sailfish OS
Nemo Mobile
East Maemo
LuneOS

 

O PinePhone não é a única proposta de telefone com Linux do mercado. O Librem 5 é um smartphone Open Source que roda o Pure OS, e se baseia principalmente em proteger a privacidade dos usuários.

Nesses casos, o kernel do Linux utilizado é genérico o que, em teoria, permite a execução de qualquer software compatível com o Linux e compilado para o ARM. Tem algumas limitações no armazenamento interno, que não estão adaptados para o smartphone, mas são propostas que podem sobreviver com versões web e para realizar testes com os programas já existentes no Linux.

 

 

No seu hardware, o PinePhone é um smartphone de entrada. Tem construção de plástico, possui bordas que lembram os telefones do passado e contando com 180 gramas de peso. Sua tela possui 5.95 polegadas (HD, IPS, 18:9).

O processador é o humilde Allwinner de 64 bits, composto por quatro núcleos ARM Cortex A53 a 1.2 GHz, trabalhando com 16 GB de armazenamento eMMC (expansíveis via microSD) e 2 GB de RAM LPDDR. Sua bateria é de 3.000 mAh, e o modelo conta com apenas uma câmera traseira de 5 MP e uma câmera frontal de 2 MP, além de extras como USB Type-C e conector para fones de ouvido.

O PinePhone tem preço sugerido de US$ 149 na sua versão Brave Heart. Sim, amigo: esse smartphone é pensado nos usuários com os corações mais valentes. Afinal de contas, não possui sistema operacional pré-instalado, que terá que ser instalado pelo próprio usuário. A versão final do smartphone (com software instalado) chega ao mercado em março de 2020.

 

Via PinePhone


Compartilhe