TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia PinePhone Pro, o novo smartphone Linux | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Smartphones | PinePhone Pro, o novo smartphone Linux

PinePhone Pro, o novo smartphone Linux

Compartilhe

A PINE64 anunciou oficialmente o PinePhone Pro, mais um smartphone com o sistema Linux que é uma evolução técnica dos dispositivos previamente lançados pela empresa. A marca é uma referência para telefones com GNU/Linux, e neste caso a aposta é no software Manjaro com Plasma Mobile como sistema operacional padrão, sem a possibilidade de mudança de distribuição por parte do usuário.

Neste post, vamos mostrar quais são as principais características do dispositivo que, se não é para qualquer usuário, ao menos mostra como avançamos na adoção do Linux para a telefonia móvel. Os usuários mais avançados e com necessidades específicas agradecem esse tipo de iniciativa.

 

 

 

PinePhone Pro: principais características

O PinePhone Pro conta com um SoC hexa-core RK3399S da Rockchip, trabalhando com gráficos Mali T860 de quatro núcleos, 4 GB de RAM LPDDR4 e 128 GB de armazenamento eMMC (expansíveis em até 2 TB via microSD). Sua tela IPS de 6 polegadas (1440 x 720 pixels) é protegida com a película Gorilla Glass 4.

O modelo conta com apenas uma câmera traseira com sensor Sony IMX258 de 13 MP, cuja lente também está protegida com a Corning Gorilla Glass 4. A câmera frontal conta com um sensor OmniVision OV5640 de 5 MP.

O PinePhone Pro também não pode ser considerado inovador nos aspectos de conectividade, já que conta com USB-C para recarga de bateria, transmissão de dados e saída de vídeo em formato DisplayPort, WiFi 11ac, Bluetooth 4.1, conector de 3.5 mm, leitor de digitais e todos os sistemas de pagamento e complementos presentes nos telefones já lançados pela PINE64.

Além disso, o dispositivo conta com os sensores como acelerômetro, giroscópio, proximidade, bússola e luz ambiente. Sua bateria (que pode ser recarregada sem fio) conta com 3.000 mAh, e usa como fator de forma (ou de fábrica) a mesma bateria do Samsung J7. O telefone tem dimensões de 160.8 mm de altura, 76.6 mm de largura e 11.1 mm de espessura, com peso de 215 gramas.

Um dos destaques do PinePhone Pro é a sua maior ênfase para a privacidade dos dados armazenados no dispositivo. Por isso, a PINE64 incorporou interruptores no dispositivo para desabilitar câmeras, microfone, Bluetooth, WiFi, conector para fones de ouvido e modem LTE.

 

 

 

PinePhone Pro: quanto custa?

O PinePhone Pro pode ser reservado através do site da PINE64, e tem preço sugerido de US$ 399.

Se eu preciso de um produto como esse?

Eu, muito provavelmente, não.

Você, que só usa o smarpthone para WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter e derivados, apesar de estar mais exposto por conta dos dados que eventualmente podem cair nas mãos erradas, talvez pudesse se interessar pelo PinePhone Pro. Mas muito provavelmente não precisa disso.

Agora, se você é uma pessoa politicamente exposta, tem segredos que não podem cair nas mãos erradas, ou é alguém confessamente paranoico a ponto de entender que o mundo está o perseguindo para removê-lo de algum posto importante, o uso do PinePhone Pro deve ser considerado a sério.

Talvez essa seja a diferença entre aquela pessoa que usa as redes sociais como qualquer outra e aquela pessoa que tem algo a temer, mas publica qualquer bobagem no WhatsApp ou Twitter.


Compartilhe