TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Pesquisa mostra os melhores índices de usabilidade dos sistemas operacionais móveis entre os usuários | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Notícias | Pesquisa mostra os melhores índices de usabilidade dos sistemas operacionais móveis entre os usuários

Pesquisa mostra os melhores índices de usabilidade dos sistemas operacionais móveis entre os usuários

Compartilhe

image88

Usabilidade é uma das palavras mais importantes do universo dos sistemas operacionais móveis. Em muitos casos, esse é o fator decisivo para a escolha final de um determinado dispositivo, e pode pavimentar todo um caminho de sucesso para um fabricante. Para muitos de nós, trabalhar com sistemas operacionais com interfaces diferentes é algo comum e até necessário. Mas para a maioria, não é. Logo, é sempre preciso saber o quão fácil é para os usuários em trabalhar com um determinado sistema móvel?

Uma pesquisa conduzida pela Pfeiffer Consulting responde essa pergunta em partes. Ao consultar diferentes usuários sobre a usabilidade dos seus dispositivos, e o seu índice de satisfação com esses sistemas, temos confirmada uma verdade que vem sendo propagada a algum tempo: o iOS continua a ter a melhor e mais eficiente usabilidade entre os principais sistemas operacionais móveis.

O iOS 7, mesmo com poucos dias de disponibilidade para o grande público, já possui um índice de satisfação de 73%, segundo é claro os dados da pesquisa. Na sequência, o iOS 6 ainda mantém ótimos 70% de aprovação na usabilidade.

Um dado curioso está na terceira posição. O “Android da Sasmsung” possui 57% de aprovação na sua usabilidade, o que prova duas coisas. A primeira, e a mais óbvia, é que isso acontece porque, de forma clara, a Samsung é a maior vendedora de smartphones Android do mercado. A segunda é que, por causa da fragmentação (e por ser um sistema aberto e livre para modificações das mais diversas), algumas pessoas (pelo visto, muitas) associam os sistemas da fabricante em questão (ou das suas interfaces de usuário), ao sistema operacional em si, e não como um sistema universal. É algo, no mínimo, interessante de ser observado.

Por fim, o Windows Phone 8 foi considerado o menos funcional na sua usabilidade, com apenas 47%, ficando atrás inclusive da BlackBerry, que ficou com 56%. Para o instituto que fez a análise, o Windows Phone 8 ainda é definido como “desafiador”, e alguns usuários podem ficar perdidos com a rigidez de sua interface, que não permite muitas customizações, além do fato do sistema da Microsoft não contar com a mesma quantidade de aplicativos que os usuários desejam.

Via Ubergizmo


Compartilhe