A pesquisa do Google é uma das ferramentas mais utilizadas do mundo, e permite uma busca em modo anônimo para ficar longe dos olhos do Big Brother ou Big G. Mas isso é na teoria. A realidade é bem diferente.

As operadoras sabem o que você está acessando, mesmo em modo anônimo, ou tem o registro de tudo o que você digitou. Mas esse não é o foco. Vamos nos ater às pesquisas do Google.

De acordo com o estudo realizado pelo DuckDuckGo, o Google continua a oferecer aos usuários os resultados personalizados nas buscas em sua plataforma, mesmo em modo anônimo.

 

 

É desnecessário dizer que o Google vive de informação. Quanto mais informação ele tem, mais poder é acumulado para encaminhar publicidade e pesquisas relevantes para o usuário. Ou seja, as chances de uma pesquisa entregar como resultado um site que você visita regularmente (ou que partilha da sua opinião) são maiores.

Assim sendo, em teoria, o anonimato não acontece. Se você está anônimo, o Google não deveria saber dos teus gostos e preferências. Algo que, claramente, não é o caso.

Vale a pena conferir o estudo completo do DuckDuckGo. Ele conclui que a pesquisa Google no modo anônimo continua a oferecer resultados que atendem a preferência do internauta. Para provar essa teoria, eles utilizaram temas polêmicos que nem todas as pessoas estão de acordo em suas opiniões.

 

 

Um dos exemplos utilizados no estudo foi o termo “controle de armas”. O estudo utilizou 87 pessoas espalhadas por todo o território norte-americano para realizarem a pesquisa sobre o termo em modo anônimo, e os resultados foram diferentes. Algo que, teoricamente, não deveria acontecer.

Ou seja, se você está no modo anônimo, não deveria existir nenhum tipo de filtro na busca e nos resultados, e os dados exibidos deveriam ser os mesmos para todos os usuários.

O Google negou que isso estava aconteceu, e mostrou vários exemplos onde eles estão melhorando a exibição dos resultados nas buscas em sua ferramenta. Também é possível alegar que a DuckDuckGo é uma concorrente direta da gigante de Mountain View, e que só fez esse estudo para obter maior notoriedade. Porém, contra fatos não há argumentos. E os fatos estão no estudo.

Resumindo: se você realmente quer ficar anônimo na internet, é melhor utilizar uma VPN de sua confiança e aplicativos que vão esconder a sua identidade durante a sessão de navegação.

Para ler o estudo do DuckDuckGo na íntegra, clique aqui.