Aproveitando a moda dos consoles retrô, o PC Classic da Unit-e é um protótipo funcional que deve se tornar um produto final na segunda metade de 2019. O pequeno dispositivo foi desenvolvido para simular um computador clássico, executando jogos desenvolvidos para MS-DOS.

Ele suporta periféricos como joystick e entradas para teclado e mouse. É provável que ele chegue ao mercado com pelo menos um controle. Ele inclui três portas USB (duas frontais e uma traseira) e entradas de vídeo composto e HDMI para TVs ou monitores antigos e modernos. Ainda possui slot para cartões SD e será compatível com Bluetooth.

Tais máquinas podem ser criadas pelo próprio usuário, com a ajuda de placas Raspberry Pi. Nesse caso em especial, o PC Classic contará com pelo menos 30 jogos pré-instalados, para que o usuário possa iniciar o seu uso assim que o produto chegar até a sua casa, conectando diretamente em uma TV.

A ideia de aproveitar a “área cinza” dos jogos do MS-DOS é bem interessante, e bebe diretamente da fonte da moda retrô que estamos vivendo nos tempos atuais. Imagino alguns geeks mais velhos adquirindo o produto ou se inspirando nele para criar soluções próprias.

 

 

A Unit-e está negociando com os desenvolvedores para ampliar o número de jogos licenciados, que podem ser vendidos para rodar a partir de um cartão de memória SD, o que deve resultar em valores muito econômicos para o usuário final.

O PC Classic não tem preço definido, mas podemos esperar um produto mais ou menos na mesma faixa de preço dos demais consoles retrô disponíveis no mercado. Não dá para mensurar a sua competência para rodar os jogos em MS-DOS antes do produto ser devidamente avaliado.

Mas que fica o desejo de adquirir um produto como esses, isso fica. Aquela vontade de reviver um passado onde o mundo da informática era quase lúdico, e obter jogos com elementos gráficos já era uma grande evolução.

 

 

 

Via PC Classic