Patreon: nove perguntas e respostas

Compartilhe

O Patreon existe a algum tempo, mas só agora foi descoberto pelo grande público. O serviço recebe criadores de conteúdo de todos os tipos, que procuram almas generosas para financiar os seus projetos, em troca de pequenos mimos ou recompensas.

Como tem muita gente em dúvida sobre como o serviço funciona, esse post tem as respostas para algumas perguntas pertinentes sobre o Patreon.

 

 

 

É seguro e confiável?

 

Sim. O Patreon foi fundado em 2013, e incorpora métodos de pagamento seguros, sistemas de encriptação e certificados SSL para proteger toda a informação dentro da plataforma. Também oferece sistemas de verificação em dois passos e acesso via Captcha.

 

 

 

Sou menor de idade. Posso usar o Patreon?

 

Sim. A idade mínima para o uso do Patreon como padrinho é de 13 anos, e para criadores de conteúdo é de 18 anos. Caso contrário, você precisa de permissão dos pais para criar uma conta para oferecer conteúdos na web.

 

 

 

O Patreon é anônimo?

 

Para financiar um projeto, você é obrigado a criar uma conta na plataforma. Logo, o Patreon não é anônimo. Você até pode usar um nome de usuário e e-mail diferentes do seu uso diário para registro, mas é só isso.

 

 

 

Posso usar o PayPal para pagar no Patreon?

 

Sim, a compatibilidade aqui é total. Porém, você paga uma comissão adicional de 1% que será cobrado do criador, e corresponde às comissões cobradas pelo PayPal em países fora dos Estados Unidos, que se soma às comissões impostas pela plataforma para obter os lucros das assinaturas.

 

 

 

Não tenho PayPal. Posso usar cartões de crédito ou débito?

Sim. O Patreon é compatível com múltiplos métodos de pagamento, mas depende muito do país em que você está utilizando o serviço. Também é compatível com o Payoneer e Discover.

 

 

 

 

 

Existe alguma forma para utilizar o Patreon de graça?

 

Não. Todos os métodos de hack que prometem o uso do Patreon de graça são falsos. A maioria dos métodos servem para obter dados dos usuários, ou inscrever números a serviços de SMS ou introduzir malwares em dispositivos. Não recomendamos o uso desses métodos.

 

 

 

Paguei para o criador, mas o conteúdo não me satisfaz. Posso solicitar uma devolução?

 

Nesse momento, não. Se você comprou um pacote de assinatura ou não gostou do conteúdo que recebeu, o Patreon recomenda o contato direto com o responsável pelo conteúdo para solicitar uma devolução por via alternativa, mas não existe aqui a obrigatoriedade de devoluções de valores pagos.

 

 

 

Só posso usar o dólar para pagar no Patreon?

 

Não. O Patreon é compatível (nesse momento) com euro, dólar e libra esterlina. O tipo de moeda depende normalmente do país de origem do criador do conteúdo, podendo assim estabelecer uma moeda em função do seu público alvo.

 

 

 

Qual é a minha porcentagem nos lucros?

 

Isso é algo complexo. Primeiro, diferentes tipos de moedas cobram diferentes comissões. Depois, a quantidade de dinheiro e o preço de cada assinatura também definem esses parâmetros. Terceiro, pelo país e de procedência. E quarto, pelo tipo de serviço escolhido no momento do registro na plataforma (Lite, Pro ou Premium).

Com base no tipo de moeda e no preço de subscrição definido, a Patreon cobra as seguintes taxas:

 

DÓLARES
3 dólares ou menos: 5% da assinatura mais 10 centavos.
Mais de 3 dólares: 2,9% da assinatura mais 30 centavos.

EUROS
3 euros ou menos: 5% da assinatura mais aproximadamente 15 centavos.
Mais de 3 euros: 3,4% da assinatura mais aproximadamente 35 centavos.

LIBRA ESTERLINA
3 libras ou menos: 5% da assinatura mais cerca de 15 pences.
Mais de 3 libras: 3,4% da assinatura mais aproximadamente 35 pences.

 

Se os assinantes usam o PayPal para pagar a assinatura e você reside fora dos Estados Unidos, uma série de comissões são cobradas, dependendo do seu país e origem e moeda.

Para pagamentos em dólar, Patreon cobra as seguintes taxas:

 

3 dólares ou mais: 6% mais 10 centavos aproximadamente.
Mais de 3 dólares: 3,9% mais 30 centavos aproximadamente.

 

Para pagamentos em euros ou libras, as comissões são aplicadas diretamente no pagamento do valor total acumulado ao longo do mês, aplicando as seguintes comissões, dependendo do tipo de serviço contratado:

 

Assinatura Lite: 5% do total recebido mensalmente.
Assinatura Pro: 8% do total recebido mensalmente.
Assinatura Premium: 12% do total recebido mensalmente.


Compartilhe