Compartilhe

O Xiaomi Mi Electric Scooter (ou Ninebot Mijia M365, ou simplesmente Xiaomi M365) já tem quase dois anos de mercado, e é um dos patinetes elétricos mais populares do mercado. E não é por menos: é um produto barato (lá fora; aqui no Brasil ele custa caro e é difícil de ser encontrado), e é perfeito para o deslocamento urbano.

O produto é um sucesso absoluto, e está em falta em vários mercados globais. Porém, uma pedra no sapato maior do que a procura dos usuários pelo produto apareceu: o patinete elétrico da Xiaomi pode ser hackeado.

A versatilidade desse patinete elétrico permitiu que não apenas se tornasse possível a sua modificação para obter uma maior velocidade, mas alguns aplicativos de terceiros permitem mudar várias características do veículo. E é aqui que o problema reside, em um aplicativo desenvolvido para se conectar aos patinetes que estão inseguros.

Uma empresa de segurança demonstrou como os scooters da Xiaomi contam com um grave problema de segurança, pois uma vez que os mesmos não contam com uma senha, isso permitiria que alguém poderia tomar o controle do patinete enquanto o mesmo está em uso, tanto bloqueando enquanto o mesmo não está em uso ou até controlar completamente o veículo durante o uso.

 

 

O problema reside nos patinetes que nunca se emparelharam com o aplicativo Mi Home. O Xiaomi M365 não precisa ser emparelhado com o smartphone para que ele funcione, mas quando isso acontece, o primeiro passo solicitado pelo Mi Home é escolher uma nova senha para bloquear a configuração do patinete.

O pessoal do Zimperium demonstrou como é possível conseguir administrar as propriedades do patinete em poucos segundos, bloqueando o scooter durante o uso, criando um cenário para um acidente em potencial.

 

 

 

Como bloquear com senha um patinete da Xiaomi

Faça o download do Mi Home em seu smartphone Android ou em um iPhone. Com o patinete por perto, abra o aplicativo e emparelhe o software com o novo dispositivo. Quando o aplicativo detectar o scooter, faça o emparelhamento e digite o novo código de segurança.

Se você já tem uma senha, você é obrigado a digitar uma nova, e há uma combinação que reseta essa configuração no patinete, bastando pressionar por alguns segundos o acelerador, o freio e o botão de liga/desliga ao mesmo tempo.

 

Via Zimperium


Compartilhe