TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Pasta térmica para PC: o que é, e como usar | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Pasta térmica para PC: o que é, e como usar

Pasta térmica para PC: o que é, e como usar

Compartilhe

A maioria dos usuários atuais não passaram por essa experiência porque, convenhamos, usam o smartphone no lugar do PC. Mas o pessoal das antigas, os gamers e aqueles mais preocupados com o bom desempenho do computador sabem muito bem o que é aplicar uma pasta térmica no processador.

O que pode parecer uma loucura (aplicar uma pasta em um componente eletrônico) é, na verdade, um procedimento importantíssimo para os processadores atuais, que são muito potentes e dissipam uma enorme quantidade de calor.

No passado, quando os processadores nem eram tão potentes assim, esse procedimento era muito importante. Agora, com computadores que mineram Bitcoin, o elemento virou algo fundamental.

 

 

 

O que é essa tal de pasta térmica?

A pasta térmica é um elemento vital para a saúde do seu computador. Em muitos casos, ele é esquecido no churrasco pelos usuários de PCs e notebooks, e o tempo faz com que esses distraídos paguem o preço desse esquecimento.

Esse produto pode ser utilizado na hora de montar um PC novo, durante a atualização dos componentes ou para aquela manutenção mais aprofundada. O investimento na pasta térmica é relativamente baixo, o que faz valer a pena o investimento para evitar problemas que podem custar bem mais caro para o usuário.

A pasta térmica é um composto desenvolvido para conduzir o calor de forma correta entre o processador e um dissipador. Normalmente aplicamos o produto em cima do processador, na área onde está a placa metálica contendo as informações do componente.

Após a aplicação, essa pasta distribui o calor (que pode variar entre 45 e 60 graus centígrados) de forma uniforme para o dissipador. Caso contrário, o hardware vai sofrer de superaquecimento, o que vai provocar a longo prazo um funcionamento problemático para o processador.

Com o passar do tempo, o processador morre, o computador também, e muita gente nem desconfia por que isso aconteceu.

 

 

 

Como aplicar a pasta térmica?

De um modo geral, a pasta térmica sempre deve ser aplicada em cima do processador, pois este é um dos componentes que mais devem ser preservados em relação ao superaquecimento. Porém, também podemos aplicar esse material nos processadores gráficos quando desmontados.

Para garantir que nenhum problema aconteça ao longo do tempo, é importante realizar a manutenção da pasta térmica pelo menos uma vez por ano, que é o mesmo tempo recomendado para realizar a limpeza e manutenção interna de qualquer computador.

E o processo de manutenção da pasta térmica é bem simples: remova toda a pasta já aplicada no processador com um pano de microfibra e aplique uma nova quantidade de pasta térmica sobre o processador.

Alguns usuários mais precavidos chegam a remover o ventilador acoplado na placa gráfica para realizar a limpeza e aplicar novamente a pasta térmica neste componente. Algo que é recomendado que seja feito da forma correta, já que este é outro componente que mais gera calor no seu computador.


Compartilhe