Em 26 de julho de 2024, começa a XXXIII edição da Olimpíada Moderna, ou os Jogos Olímpicos Paris 2024. É a terceira edição da competição na capital francesa (1900, 1924), e o evento vai receber 10.500 atletas de 206 delegações, que vão competir em 45 esportes olímpicos.
A audiência potencial global para o evento é estimada em mais de 1 bilhão de espectadores, e com números tão inflados, é evidente que estamos diante dos Jogos Olímpicos mais tecnológicos da história (ou pelo menos até a próxima edição em 2028, em Los Angeles).
Neste artigo, vamos mostrar quais são as principais iniciativas adotadas pelo comitê organizador dos Jogos Olímpicos no campo tecnológico.
Inteligência Artificial para proteger os atletas
A organização dos Jogos está usando uma plataforma inteligente de IA para monitorar milhares de contas em redes sociais em tempo real e em mais de 35 idiomas.
A plataforma sinaliza automaticamente mensagens e conteúdo potencialmente abusivos para os atletas, para que as redes sociais possam intervir antes que os esportistas sejam afetados.
Se as plataformas não vão fazer esse monitoramento prévio (e aqui, o X falha miseravelmente), o comitê organizador dos Jogos vai interferir de forma direta.
Em parceria com a Intel, os atletas contarão com o AthleteGPT, um chatbot inteligente integrado à plataforma Athlete365.
O chatbot usará IA para responder perguntas dos atletas sobre diversos temas, como diretrizes para redes sociais, regulamentos esportivos, antidoping, informações sobre a Vila Olímpica, etc.
IA também vai auxiliar turistas e torcedores
A Intel e Atos desenvolveram gêmeos digitais de cada sede olímpica para prever antecipadamente pontos que precisariam de mais energia, posicionamento ideal de câmeras, possíveis problemas de acessibilidade, etc.
Toda a energia consumida durante as duas semanas de competição será monitorada em tempo real, e os dados usados para planejar futuras Olimpíadas mais sustentáveis.
Além disso, serviços de transmissão usarão IA para narrar as competições de forma mais atraente, com destaques gerados automaticamente e opção de alternar entre diferentes ângulos de câmera.
A OMEGA, cronometrista oficial, usará análise estroboscópica inteligente em modalidades como saltos, atletismo e ginástica para ajudar espectadores a entender melhor a biomecânica dos atletas.
Redes inteligentes permitirão transmissão ao vivo em 8K com mínima latência pela primeira vez.
Sem falar na Samsung, que está investindo pesado em infraestrutura de transmissão ágil e simplificada para a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos em Paris.
Como este evento vai acontecer às margens do rio Sena, a logística para equipamentos de transmissão se tornou mais complexa, já que é mais difícil instalar câmeras mais pesadas no local.
Logo, um sistema de câmeras alternativas utilizando unidades do Galaxy S24 Ultra vai auxiliar no envio de imagens do local, utilizando uma rede de internet 5G exclusiva para o envio das imagens.
Olimpíadas no Metaverso
Em parceria com Visa e Roblox, os Jogos Olímpicos Paris 2024 terão um “Mundo Olímpico” no metaverso, onde usuários poderão visitar sedes, participar de jogos e conhecer a história dos Jogos.
Haverá uma loja oficial para comprar mercadorias e acessórios, além de eventos diários como apresentações e shows.
O app oficial também trará experiências de realidade aumentada para os espectadores explorarem Paris através de uma perspectiva alternativa.