Publiquei recentemente um artigo compartilhando alguns (bons) motivos que mostram como este é o pior momento para você comprar um iPhone em 2024. Mas eu sei que tem alguns usuários que vão simplesmente ignorar os meus conselhos.
Em pleno maio de 2024, comprar um iPhone pode ser uma grande furada, por um único e relevante motivo: o iPhone 16 vai chegar em setembro, e qualquer investimento em um modelo já lançado (incluindo o iPhone 15) pode representar um dinheiro jogado fora.
Mas como eu quero atender a todos os públicos (incluindo os mais teimosos), vale a pena produzir um artigo indicando quais são os modelos do iPhone que ainda podem valer a pena para quem realmente faz questão de ter um smartphone da Apple neste momento.
iPhone 15 Pro
É o modelo premium da Apple que, neste momento, entrega a melhor relação custo-benefício.
O iPhone 15 Pro é sinônimo de durabilidade, qualidade e recursos de ponta para os usuários mais exigentes.
Apesar de alguns problemas e controvérsias no início do seu ciclo de vida, as atualizações de software resolveram a maioria dos problemas, o que tornou o modelo uma escolha sólida para quem está com a bala na agulha para pagar o que a Apple cobra por ele.
iPhone 14
Considero o iPhone 14 o meio do caminho de todos os modelos disponíveis no portfólio da Apple hoje.
Ele está no meio do caminho, e tem hoje o papel de agradar a um público mais amplo, que entende não precisar do modelo mais premium, mas que quer ter novas funcionalidades de software.
Tudo bem, o comprador do iPhone 14 abre mão da porta USB-C (o grande diferencial do iPhone 15 base), mas ao menos não precisa investir o valor de um smartphone novo só para ter um telefone da Apple no bolso.
Ele é considerado por muitos um “mais do mesmo” em relação ao iPhone 13, mas o seu preço mais acessível é um excelente argumento para justificar o investimento.
iPhone 13 Pro
Reconhecido como um dos melhores lançamentos da Apple nos últimos anos, o iPhone 13 Pro ainda oferece excelente desempenho, bateria de longa duração e qualidade de câmera excepcional.
Na minha modesta opinião, é a melhor relação custo-benefício entre todos os modelos disponíveis pela Apple neste momento.
O único problema desse modelo é que você precisa correr para comprar uma unidade dele, já que a sua disponibilidade está ficando cada vez mais limitada com o passar do tempo.
A tendência é que a Apple retire o iPhone 13 Pro do mercado quando o iPhone 16 (Pro) estiver disponível, eliminando de vez uma interessante opção de iPhone para quem procura uma relação custo-benefício ainda mais interessante que o iPhone 14 base.
Por que eu não recomendo os outros modelos?
Por mais que você queira ter um iPhone para chamar de seu, eu deixo um conselho de amigo antes de terminar o artigo: não compre os modelos anteriores ou que não foram mencionados como recomendados neste artigo.
Do iPhone 13 para baixo, a relação custo-benefício deixa de se pagar, pois o modelo terá um menor número de atualizações e está mais suscetível aos efeitos da ação do tempo, como por exemplo os engasgos com os apps mais exigentes.
Sem falar que a disponibilidade de uma unidade nova dos modelos mais antigos pode levar o consumidor a investir no mercado de unidades usadas ou recondicionadas, o que pode oferecer problemas ainda maiores no futuro.
Ou você não ficou sabendo que o Celso Russomano recentemente bateu na porta da Trocafone porque uma cliente comprou um iPhone que era de uma cor, mas quando foi conferir o IMEI na Apple, ele estava registrado com outra cor?
E… sabe como é a Apple… quando encontra um iPhone que não tem peças originais, nem faz a manutenção do dispositivo.
Mas eu posso contar essa história com calma em outro artigo.