Compartilhe

O Android 11 finalmente chegou de forma oficial e em sua versão final. A nova versão do sistema operacional do Google oferece as habituais melhorias de desempenho, correções de problemas e algumas novidades bem interessantes, que estão devidamente compiladas nesse post.

A lista dos smartphones que serão compatíveis com o Android 11 será divulgada pelos diferentes fabricantes de dispositivos ao longo das próximas semanas. E eu sei que essa é uma preocupação para a maioria dos usuários. Ter o telefone atualizado acaba agregando valor ao dispositivo, pois entrega uma maior vida útil ao produto.

E como eu sei que você pagou caro por esse smartphone que você está usando nesse momento para ler esse post, também sei que você quer mantê-lo em uso e funcionamento pelo maior tempo possível.

Mas nem tudo são flores nessa vida, e bem sabemos que nem mesmo os dispositivos que contam com um hardware bem competente vão receber o Android 11. De um modo geral, a política de atualização de dispositivos estabelecida pelos fabricantes de smartphones entrega pelo menos dois anos de atualizações (ou três, isso pode variar). E, infelizmente, alguns telefones não vão receber a nova versão do Android.

 

 

 

É uma questão de segurança? Ou obsolescência programada?

 

 

A lista que você vai encontrar nesse post inclui os modelos que, de forma oficial, não vão receber o Android 11. O principal motivo para isso acontecer é o final do ciclo de vida de cada dispositivo, e isso é estabelecido principalmente pelos fabricantes de cada produto.

É sempre importante lembrar que o Google também estabelece que cada telefone Android deve entregar pelo menso dois anos de atualizações para o sistema operacional, e pelo menos três anos de correções de falhas e vulnerabilidades para os dispositivos. Porém, lançando uma versão nova do seu sistema operacional por ano, essa política se volta contra a gigante de Mountain View, pois ajuda a promover a fragmentação do software.

E eu nem preciso dizer a essa altura do post que as coisas não acontecem dessa forma com o iOS e, nesse sentido, a Apple merece aplausos. É algo simplesmente sensacional ver modelos mais antigos do iPhone recebendo as atualizações para as versões mais recentes do seu sistema operacional móvel, dando uma vida útil maior para os seus dispositivos.

Particularmente, a estratégia do Android não me agrada, e eu sempre deixei isso muito claro. A tal obsolescência programada abraçada pelos fabricantes e, de certa forma, respaldada pelo Google (em partes, pois a partir de 2020 a empresa obrigou os seus parceiros a entregar produtos novos com a nova versão do Android) só prejudicou aos usuários ao longo dos anos.

Por fim, se você não se conforma em ver o seu caro smartphone sem receber atualizações oficiais por parte dos seus fabricantes, ainda é possível recorrer às ROMs customizadas. A má notícia é que esse é um procedimento que não está acessível para todos os usuários.

 

 

 

Os smartphones que não vão receber o Android 11

 

Galaxy S9
Galaxy S9 Plus
Galaxy Note 9
LG G7
LG G7 Plus
LG V40
Huawei P20
Huawei P20 Pro
Huawei P20 Lite
Huawei Mate 20
Huawei Mate 20 Pro
Moto G7
Moto G7 Plus
Moto G7 Play
Motorola One
Motorola One Macro
Motorola One Zoom
Sony Xperia XZ3
Pixel
Pixel XL


Compartilhe