Os smartphones que mais emitem radiação em 2020

Compartilhe

Eu sei que você não quer virar um monstro mutante mais feio do que você já é (só estou fazendo uma piada tonta, tá?), e sei que acessou esse post para ajudar a evitar isso. E eu também quero evitar morrer com um câncer no cérebro.

Não existe um consenso sobre os efeitos nocivos da radiação dos smartphones na saúde humana, mas uma forma de evitar o pior é utilizando um telefone com a menor quantidade de SAR.

O Escritório Alemão para a Proteção contra a Radiação conta com um site onde você pode buscar as taxas de radiação do seu smartphone. É uma base de dados muito ampla, e inclui dispositivos novos e antigos. E é dessa fonte que conseguimos a lista dos dispositivos que contam com maior ou menor radiação, de modo que qualquer pessoa pode fazer uma escolha mais consciente.

 

 

 

Os smartphones que mais emitem radiação em 2020

 

Uma simples tabela mostra o valor do SAR de determinados dispositivos. Do lado esquerdo, o nome do telefone, e do lado direito, os valores descritos em ‘am Ohr’, que é o que define o valor do SAR do smartphone quando você usa ele junto à orelha. O outro valor indica a quantidade de radiação quando levamos o telefone no bolso da calça.

O SAR se mede em watts por kg, e quanto menor o valor do SAR, menos radiação o telefone emite. E nenhum smartphone supera o limite europeu de 2W/kg, o que é excelente para os usuários mais paranoicos.

As listas desses posts foram indexadas pelos modelos mais recentes das marcas mais conhecidas, e depois foi ordenada pela radiação emitida durante uma chamada.

 

móviles que más radiación emiten en 2020 10 primeros

 

A lista mostra vários modelos da Xiaomi, o Alcatel Idol 5 e o OnePlus 6T em duas versões. O Xiaomi Mi A1 é o campeão da lista, com 1.75 W/kg, bem perto do limite tolerável.

Entre os fabricantes mais populares, o iPhone 11 Pro tem um SAR de 0.99 W/kg, enquanto que o Samsung Galaxy Note 10 conta com um SAR de 0.21 W/kg (ambos com o telefone na orelha).

 

móviles que más radiación emiten en 2020 10 primeros cuerpo

 

Na lista do SAR quando o smartphone está no bolso, o campeão é o Alcatel Shine Lite, com 1.81 W/kg, seguido pelo Sony Xperia XA1 e o Motorola Moto E6 Play. O restante da lista recebe vários modelos da Xiaomi, Alcatel e Motorola. Já os que menos emitem radiação são o Samsung Galaxy J3, o Sony Xperia ES e o Xiaomi Redmi Note 2.

O site também permite a busca do SAR de modelos específicos. Basta digitar o modelo do seu interesse, e o buscador faz o trabalho sujo. Por exemplo, o iPhone 11 tem um SAR de 0.95 W/kg na orelha e 0.99 W/kg no corpo. O Samusng Galaxy S20 não aparece na lista, mas o Galaxy S10 Plus sim, e conta com um SAR de 0.52 W/kg na orelha, e 1.58 W/kg no corpo.

Você até pode não se preocupar com a quantidade de SAR que o seu smartphone emite enquanto você fica conversando por horas com a sua namorada, mas é bom saber que aquelas pessoas que se preocupam com isso ao menos contam com uma opção para avaliar e decidir por qual modelo comprar e, ao mesmo tempo, cuidar um pouco mais de sua saúde (se a pessoa entender que isso é realmente necessário, é claro).

 

 

Via BFS.de


Compartilhe