Compartilhe

O AnTuTu publicou a lista dos 10 smartphones Android mais populares na China em novembro de 2018, de acordo com os seus testes de benchmark.

Reforçando: é uma lista de popularidade, e não de desempenho. Ou seja, os modelos que mais recorreram ao seu software de testes entre os dias 1 e 30 de novembro de 2018, e apenas entre os usuários chineses.

Não é um Top 10 global, mas é uma lista que pode refletir a curiosidade dos usuários, algo que não deve variar muito do que acontece aqui, já que muita gente está ávida para descobrir o quão poderoso é o seu dispositivo. Ainda mais quando existe uma ferramenta de comparação.

Os 10 smartphones Android mais populares na China

Na primeira posição está o Xiaomi Mi 8 Explorer Edition, com 97% de índice de popularidade, seguido poelo Samsung Galaxy S9+ (96%). Na terceira posição, empatados com 95%, encontramos o Huawei Mate 10, o Oppo Find X e o Meizu 16 Plus.

Na quarta posição encontramos o OnePlus 6 e o Huawei Mate 10 Pro, com números muito comparáveis. E no final da lista encontramos o Vivo Nex e o Samsung Galaxy S8 Plus.

 

 

Mesmo que este não seja um indicador de popularidade absoluta, ao menos sabemos como os asiáticos estão pensando em termos de smartphones. Ainda entendo que essa é uma referência importante de comportamento de usuários de um mercado importante, não apenas pelo volume de vendas, mas também porque as inovações estão acontecendo naquele mercado, e muitas soluções são pensadas nos usuários daquele mercado.

Rapidamente, podemos concluir que a esmagadora maioria dos smartphones apresentados na lista são fabricados por empresas chinesas. A única grande exceção da lista está nos dois modelos top de linha da sul-coreana Samsung.

Não entendo que estamos diante de um caso de protecionismo de mercado. Na prática, os smartphones chineses ficaram tão bons, que hoje batem de frente com os modelos dos principais fabricantes do planeta, que não são chineses.

 

Via AnTuTu, Gizmochina


Compartilhe