Nem precisava de estudo para isso. Faz tempo que muitos smarpthones querem ser um iPhone. É claro que temos algumas marcas que colocam elementos que se diferenciam da maioria (a tela alargada do Xperia 1, ou a câmera flip do Zenfone 6, para citar alguns exemplos). Mas, em linhas gerais, os smartphones atuais são muito parecidos.

Um estudo publicado pela Decluttr revela algo óbvio e, ao mesmo tempo, curioso: metade dos entrevistados não conseguiu identificar o seu telefone olhando para uma foto, especialmente se o seu telefone era um iPhone.

A criatividade morreu e foi enterrada no design dos smartphones?

 

 

Uma aparência homogênea

 

 

Os anos onde o departamento de design dos fabricantes de dispositivos móveis tinham a liberdade de testar formatos dos mais variados ficaram para trás. No passado, modelos como o Nokia N-Gage, o Motorola Flipout ou até o BlackBerry Passport ilustravam esse explorar da criatividade dos designers.

Hoje, a maioria das marcas buscam desesperadamente entregar uma tela full frontal sem recorrer ao notch, o que levou a diversas soluções de design (mecanismos rotatórios ou retráteis, furo na tela, câmera flip, etc) para alojar a câmera frontal. E esse é, de certa forma, o elemento de design que diferencia um modelo do outro. Fora isso, a aparência dos telefones atuais é muito homogênea.

 

 

O estudo da Decluttr envolveu norte-americanos de todas as idades, e a maioria afirmou que trocou o seu telefone nos últimos 12 meses. Desses, 31% fez a troca porque o modelo antigo estava quebrado, e 25% procurava um smartphone mais rápido.

Mas o dado realmente curioso está relacionado ao design. Várias imagens de telefones foram apresentadas aos entrevistados, e a metade dos usuários do iPhone não conseguiram identificar o modelo que eles tinham, especialmente nos casos do iPhone 7 e do iPhone XR.

 

 

Chama atenção que, no caso do Samsung Galaxy S9+, 71,32% dos usuários acertaram o modelo. E isso não quer dizer que o design desse telefone é diferenciado, pois podemos supor que foram exibidas imagens oficiais dos dispositivos, e que a Samsung tem um enorme 9 na tela das imagens oficiais desse modelo.

Muito provavelmente, com a chegada dos telefones dobráveis, teremos finalmente uma mudança de paradigma de design. Ou é o que esperamos, pelo menos. Até lá, teremos que nos conformar com as tentativas de alguns fabricantes, que podem ou não dar certo por diversos motivos.

Para ler os resultados do estudo na íntegra, clique aqui.

 

Via GSMArena