Compartilhe

A Nintendo (ou uma empresa que trabalha para ela) sofreu um ataque hacker que resultou em um vazamento de informação em massa, já que vários fóruns da internet receberam no último final de semana receberam todos os documentos de design e o código fonte do console Nintendo Wii e de velhos jogos de Pokémon, além de várias outras informações relacionadas com a gigante do mundo dos videogames.

Dessa forma, vários segredos envolvendo um dos sucessos de vendas da Nintendo no mercado de videogames vieram à tona, e mesmo que isso não pareça algo tão relevante assim (pois o console já foi descontinuado), não deixa de ser algo muito interessante.

Não dá para saber se esse vazamento de dados está relacionado de alguma forma com o hackeamento de 160 mil contas de usuários da Nintendo que aconteceu recentemente, em um incidente que já foi confirmado pela própria Nintendo. Mas podemos levantar suspeitas, pois são eventos que acontecem de forma sucessiva, e em um curto intervalo de tempo.

 

 

 

Riqueza de detalhes do Wii, Nintendo 64 e Gamecube

 

 

O fórum 4chan vazou várias informações da Nintendo protegidas por copyright, incluindo toda a documentação de design, documentação técnica e o código fonte do Nintendo Wii na íntegra, além das ROMs de teste de antigos jogos da franquia Pokémon, várias ROMs de teste do console Nintendo 3DS e as keys de todos os consoles até o Nintendo DSi.

Ou seja, um verdadeiro tesouro de informações para os fãs do console da Nintendo. Uma relíquia de toda a tecnologia de um console que mudou a forma dos jogadores interagirem com os seus games. Ao mesmo tempo, um material que pode ser a fonte de uma série de processos para algumas pessoas.

Ao que parece, o vazamento aconteceu no hack dos servidores de uma empresa chamada BroadOn, que trabalhou com a Nintendo no desenvolvimento de hardware e software do Wii. Até os arquivos Verilog acabaram vazando e caindo no fórum de discussão.

Para quem não sabe, o Verilog é uma linguagem de hardware que permite descrever cada um dos circuitos e peças que fazem parte do console. Com essa documentação, é possível construir um Nintendo Wii do zero, usando apenas esses documentos. E qualquer pessoa pode construir o seu console: basta ter os materiais e os conhecimentos técnicos necessários.

Além disso, também vazaram demos do Nintendo 64 e do Gamecube que a Nintendo utilizou para testar os consoles durante a fase de desenvolvimento, e que até agora não eram conhecidos pelo grande público. Alguns vídeos do YouTube falam sobre o assunto.

Apesar de todo ar nostálgico e histórico que esses documentos oferecem (independente de qualquer questão legal implícita no vazamento), esse evento é consideravelmente sério, já que revela todos os segredos de desenvolvimento e funcionamento do Nintendo Wii.

E esse não é um console qualquer. O Nintendo Wii é um dos maiores sucessos comerciais da história da Nintendo, sendo o seu console doméstico mais vendido, superando a marca de 100 milhões de unidades. Ele foi descontinuado em 2014, mas isso não quer dizer que a Big N não estava se importando muito em manter os seus segredos bem guardados.

Quero dizer… conhecendo a Nintendo como eu conheço (a mesma Nintendo que se incomoda e muito com as ROMs dos jogos dos seus consoles sendo distribuídas abertamente), ela não deve ficar quieta diante desse vazamento.

Ou a empresa pode ter mudado de ideia e eu não fiquei sabendo disso.

 

 

Via Nintendo Everything


Compartilhe