No seu lugar, eu jamais deixaria os aplicativos instalados no seu smartphone desatualizados. Mas como eu não sou você, ao menos vou tentar te alertar sobre o que pode acontecer com os seus dados por causa da sua decisão.
Existem alguns motivos bem específicos onde não atualizar os aplicativos do seu smartphone pode valer a pena. Por outro lado, adotar essa decisão como regra pode envolver alguns riscos mais sérios.
Atualizar os aplicativos é um ato que vai manter o seu smartphone mais seguro e longe das ameaças por mais tempo. Mas não posso deixar uma explicação superficial para um tema que é mais complexo do que parece.
A partir de agora, vou entrar em detalhes nos meus argumentos.
Aplicativos sem atualizações, e usuários desatualizados
Para quem acha que este é um comportamento isolado ou apenas daquele grupo de usuários que não contam com uma afinidade tão grande com o smartphone, se enganou. Isso é algo muito comum, pois alguns entendem que esperar pela atualização é sinônimo de perda de tempo.
Por outro lado, boa parte dos desenvolvedores abandonaram os seus aplicativos, já que não entregam atualizações para os seus programas há muito tempo. Um estudo recente mostra que pelo menos 30% dos aplicativos presentes hoje na Google Play Store e na Apple App Store não são atualizados por um período de, pelo menos, dois anos.
Isso representa um risco enorme para a segurança e privacidade dos usuários. Aplicativos desatualizados deixam brechas de segurança que podem ser exploradas por hackers e mentes mais habilidosas para fins ilícitos.
Por isso, é fundamental que todo e qualquer usuário mais preocupado com a segurança dos seus dados fique plenamente consciente dos riscos que já corre, e tome a decisão mais consciente sobre atualizar ou não os aplicativos instalados no seu dispositivo.
Os riscos que você corre ao não atualizar os apps
O normal é ver os sistemas operacionais e aplicativos não serem atualizados, e os vírus e ameaças cibernéticas em constante atualização. Isso acontece porque as mentes criminosas estão sempre em movimento.
Por outro lado, alguns aplicativos não podem ser atualizados no smartphone por um simples problema de compatibilidade, e é compreensível que o usuário não queira comprometer o desempenho geral do seu telefone.
De qualquer forma, tenha em mente que não atualizar o aplicativo ou o sistema operacional do smartphone pode resultar em um sério problema de incompatibilidade com novos recursos que são adicionados em diferentes categorias de programas.
Com o tempo, o seu telefone vai perdendo desempenho, ficando mais lento para realizar tarefas simples e, de forma eventual, até parando de funcionar ou experimentando algum problema mais grave.
Ou seja, atualizar os aplicativos e programas instalados pode proteger o usuário de vulnerabilidades e também corrigir problemas presentes nos próprios programas.
O segundo problema mais sério que pode aparecer ao optar por não atualizar os aplicativos instalados no smartphone é a possibilidade real de vírus e outros malwares invadirem o seu dispositivo.
As vulnerabilidades presentes nos softwares são tão ou mais ameaçadoras do que os softwares maliciosos que tentam adentrar no dispositivo. Se você mantém os seus aplicativos atualizados o tempo todo, as chances de uma invasão inoportuna acontecer diminuem bastante.
Também é recomendado que você faça uma limpeza nos aplicativos instalados no smartphone de tempos em tempos, apagando aqueles apps que você não está utilizando ou que estão desatualizados há muito tempo.
De novo: não atualizar os aplicativos instalados no smartphone pode afetar de forma direta a segurança e privacidade dos seus dados, já que os desenvolvedores de software trabalham o tempo todo para melhorar esses aspectos, combatendo os problemas que naturalmente aparecem com o passar do tempo.
Por fim, se você entende que vai perder tempo ao esperar por uma atualização dos aplicativos instalados no seu telefone, saiba que não atualizar fatalmente vai representar em uma perda de tempo ainda maior para resolver os problemas pendentes.
As atualizações facilitam a sua vida, pois melhoram os serviços que você utiliza todos os dias no telefone. Ou seja, você ganha tempo porque não vai precisar deixar tudo de lado na sua vida para resolver os problemas que vão aparecer por não atualizar os aplicativos como também ganha tempo com os novos recursos que deixam as funcionalidades mais dinâmicas na rotina de uso diário.
Você até pode entender que o último motivo apresentado neste conteúdo não representa um risco imediato para os seus dados. Mas vai concordar comigo quando pensar que poderia dedicar esse tempo perdido na resolução de problemas que poderiam ser evitados em outras coisas bem mais interessantes.
Conclusão
Você é livre para fazer o que quiser na vida. Inclusive optar por não atualizar os aplicativos instalados no seu smartphone, ou até mesmo deixar de instalar novas versões do sistema operacional como um todo.
Mesmo que eu pense que essa postura é bem estranha ao considerar que qualquer pessoa que usa um dispositivo de tecnologia deseja receber o que existe de mais moderno e recente neste campo, eu entendo que você deve ter os seus motivos.
Por outro lado, como produtor de conteúdo no assunto e na condição de especialista em tecnologia por atuar na área desde os meus 16 anos de idade, é minha obrigação tentar orientar a minha audiência a fazer aquilo que considero ser o correto ou o melhor para aqueles que querem ter o direito de se proteger do pior.
E eu desejo boa sorte para todos os usuários, independentemente das escolhas individuais.