TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Os prós e contras no armazenamento de dados na nuvem | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Os prós e contras no armazenamento de dados na nuvem

Os prós e contras no armazenamento de dados na nuvem

Compartilhe

Vivemos na era da internet e do mundo conectado. Praticamente todos os nossos dispositivos (ou pelo menos aquelas ferramentas de trabalho que mais utilizamos no dia a dia) contam com algum tipo de acesso à rede mundial de computadores. Logo, é natural que nossos dados estejam na grande nuvem da web.

O armazenamento de dados na nuvem se tornou algo comum para qualquer pessoa que trabalha com arquivos, documentos e ferramentas online. Mas os usuários menos experientes ou que estão chegando agora no universo conectado (sim, eles existem) ainda contam com dúvidas se devem armazenar os seus documentos mais importantes na web.

Neste post, vamos abordar os pontos positivos e negativos da prática do armazenamento na nuvem, para que você possa tomar a decisão que melhor atende as suas necessidades.

 

 

 

As vantagens de usar a nuvem

A principal vantagem em armazenar os seus arquivos na nuvem está na sincronização dos dados. Ou seja, em diferentes tipos de dispositivos, você tem à sua disposição todos os seus arquivos, documentos e programas, onde a alteração realizada no computador ou notebook é replicada no smartphone ou tablet, e aquele arquivo pode ser acessado em qualquer dispositivo com a conta de gerenciamento na nuvem ativa.

Outra vantagem na nuvem é a possibilidade de realizar cópias de segurança de tudo o que é armazenado no computador, assim como acontece nas fotos registradas no smartphone. em caso de perda ou roubo de um dos dispositivos, tudo pode ser recuperado sem maiores dificuldades em outro equipamento, já que todo o conteúdo está sincronizado.

Por fim, o armazenamento na nuvem também oferece o histórico de alterações para recuperar um documento ou arquivo perdido ou removido, além da colaboração em temo real com outros usuários para a produção de documentos e tarefas de forma bem simples.

 

 

 

As desvantagens em usar a nuvem

O maior inconveniente em usar o armazenamento na nuvem é que você fica sem o seu conteúdo se a conexão estiver fora da internet. Tudo bem, as principais plataformas dentro do segmento oferecem soluções para download de arquivos ou acesso dos mesmos off-line. Porém, se aquele documento em específico não foi sincronizado, você simplesmente não pode utilizá-lo se estiver desconectado na internet ou se o servidor ficar inoperante.

É importante usar apps nativos das plataformas na nuvem no seu computador ou smartphone. Porém, mesmo assim, tais soluções dependem de uma conexão com a internet para que os arquivos fiquem disponíveis para download ou alteração dos documentos já salvos.

Por fim, não são todas as soluções de armazenamento na nuvem que estão disponíveis para o Linux, que infelizmente segue esquecido por essas plataformas. Se você é um usuário do software livre, vale a pena perder algum tempo pesquisando qual é o serviço que mais vai atender ao seu uso bem específico com o computador.

 

 

 

Conclusão

Assim como acontece com qualquer coisa nessa vida, armazenar os seus documentos e conteúdos na nuvem possui vantagens e desvantagens que precisam ser analisadas individualmente pelo usuário.

Como produtor de conteúdo e especialista em tecnologia, recomendo que você utilize o armazenamento na nuvem como um respaldo ou adicional para os backups off-line dos seus dados que você precisa ter em alguma unidade física de armazenamento.

Ter uma opção para garantir que os seus dados estarão a salvo e não utilizar pode ser um erro gigantesco em algumas situações.


Compartilhe