Compartilhe

Jony Ive é o inventor de mais de 5 mil patentes e recebeu vários prêmios, mas apesar de ser considerado um gênio por trás dos principais produtos da Apple, nem ele é perfeito ou acertou em tudo. Algumas de suas visões de design estavam bem equivocadas, ou foram muito polêmicas. Nesse post, vamos revisar aquilo que não deu tão certo nos produtos que ele ajudou a conceber.

 

 

Histórias desconhecidas de produtos

 

 

Muita gente não sabe, mas os AirPods estão inspirados nas armaduras Stormtrooper de Star Wars. O próprio Ive confirmou em entrevista dada para a New Yorker em 2015 que J. J. Abrams pediu conselhos para ele sobre o design dos sabres de luz.

Outra desconhecida criação de Ive é um anel de diamantes avaliado em US$ 250 mil, a mesa (RED) Desk (em parceria com o seu amigo e, agora novo sócio, Marc Newson), e o interior do avião particular de Steve Jobs. Além é claro do redesign das unidades da Apple Store.

 

 

Apple Watch Gold Apple Watch Edition (2014)

 

 

Essa coleção especial da primeira geração do Apple Watch, que era de ouro maciço, o que elevava demais o custo. Gerou tanta reclamação e controvérsia, que a Apple retirou o produto do seu catálogo em 2016.

 

 

Os cases para o iPhone 5c (2013)

 

 

Ive também assinou essa coisa horrorosa. Um case cheio de furos para o iPhone 5c, que gerou divertidas comparações com sandálias Croc e o jogo Flipcase, que aproveitava os orifícios.

 

 

Smart Battery Case (2015)

 

 

O case com bateria integrada que permitia o uso do iPhone durante a recarga do smartphone. A Apple defendeu o design com a simplicidade em colocar e retirar o case, mas os usuários criticaram duramente o case com calombo. Até hoje o produto é comercializado.

 

 

Magic Mouse 2 (2015)

 

 

Duas propostas que muitos questionaram o motivo disso. O primeiro é o Magic Mouse 2, mouse sem fio que era recarregado pela parte inferior de forma que era praticamente impossível utilizá-lo durante a recarga. A bateria recarregável do acessório era uma vantagem para muita gente, mas… como cera possível ver uma Apple não ter pensado direito nisso?

 

 

Apple iPad Pencil

 

 

Outro produto bem completo, mas que era recarregado quando conectado ao iPad Pro via porta Lightning, com a conexão em um dos extremos do lápis. Assim, uma das laterais ficava inutilizável, e mais uma vez questionamos as decisões tomadas pela Apple.

 

Jony Ive também abençoou controles para a tela de cristal que se quebravam com facilidade, o teclado mariposa que cuspia as teclas para cima e uma base de recarga sem fio, a AirPower, que foi apresentada em setembro de 2017 e, um ano e meio depois (março de 2019) foi cancelado sem sequer chegar ao mercado.

Estes são alguns exemplos que destoam no currículo desse gênio. Mesmo assim, não chega a destruir a trajetória de uma das peças mais importantes da história da Apple.


Compartilhe