TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Os processadores mais potentes do mercado (em agosto de 2022) | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Notícias | Os processadores mais potentes do mercado (em agosto de 2022)

Os processadores mais potentes do mercado (em agosto de 2022)

Compartilhe

Poucas vezes testemunhamos os processadores com tanto protagonismo no mundo dos computadores, tanto para os desktops como para os notebooks.

A competição entre Intel e AMD nunca foi tão acirrada, pois as distâncias entre os chips das duas marcas se estreitaram de forma considerável. Em alguns cenários específicos, os processadores Ryzen entregam números melhores do que os até então onipresentes Intel Core, e o usuário é quem mais se beneficia disso.

Neste post, vamos mostrar como está o ranking de desempenho dos melhores processadores do mercado neste momento (agosto de 2022).

Quem sabe esse post pode ajudar na escolha de muitos usuários na compra do seu próximo computador. Eu mesmo fui afetado por esse tipo de ranking, e hoje sou um feliz usuário de equipamentos com Ryzen e Intel Core, com finalidades distintas.

 

 

 

Quanto maior a concorrência, mais confuso pode ser para o consumidor

Criar um ranking de desempenho de processadores pode ser algo mais importante do que se imagina.

Sei que os mais entusiastas no assunto argumentam que os testes sintéticos não necessariamente representam os resultados que podem ser alcançados no mundo prático, e eu concordo com isso.

Porém, quando você tem um cenário com muitos processadores competindo entre si, mais complicada é a vida do consumidor, que tem uma difícil decisão a tomar: escolher o chip que melhor vai atender as suas necessidades.

Nem sempre comprar o processador mais potente pode ser a melhor escolha. As melhores relações custo-benefício são normalmente aquelas alternativas disponíveis dentro do segmento de linha média para qualquer tipo de produto.

Logo, é importante ter uma maior atenção e cuidado neste sentido, e sempre identificar qual é o melhor chip para as suas necessidades.

Os usuários mais produtivos ou casuais não precisam ter o processador mais potente para essas tarefas. E os gamers e profissionais de edição de fotos, áudio e vídeo não podem ser contemplados com um chip de linha média.

Logo, são esses rankings de desempenho que vão ilustrar melhor quais são os melhores processadores para cada caso ou cenário de uso.

 

 

O ranking de processadores no desempenho single core

Quem desenvolveu a lista que estamos analisando neste post foi o site Tom’s Hardware, e o ranking pode ser de grande ajuda para definir qual é o melhor processador para a nossa necessidade de uso no computador.

No desempenho single core, o vencedor é o Ryzen 7 5800X3D da AMD, seguindo pelo Core i9-12900KS na sua frequência padrão.

Aqui, é importante lembrar que este ranking inclui também os processadores em modo overclock, o que pode ser um pouco difícil para os mais leigos interpretarem os resultados na primeira vista).

O pódio de desempenho em modo single core é composto pelo Core i9-12900K, e o Top 5 é completado pelo Core i7-12700K e o Ruzen 9 5950X.

Aqui, chama a atenção que processadores com o Core i5-12400 pode superar em desempenho o Ryzen 75800X, que é muito mais caro. E no final do ranking, encontramos os chips Core Gen10 (Comet Lake-S) e Ryzen 3000 (Zen 2), de forma nada surpreendente, já que são chips mais antigos e, naturalmente, menos potentes.

 

 

 

O ranking de processadores no desempenho multi core

O ranking dos processadores em modo multi core oferece resultados ainda mais interessantes.

A liderança do ranking é assumida pelo Core i9-12900KS, seguindo pelo Core i9-12900K, dois dos mais potentes processadores do mercado. E a distância entre o primeiro e o segundo colocado nem é tão grande assim.

A terceira posição da lista no multi core é do Ryzen 9 5950X, que pode superar o Core i9-12900K em modo overclock.

De qualquer forma, aqui fica claro em como a Intel trabalhou pesado para demonstrar força bruta nos seus processadores de 12ª geração.

Já o chip Ryzen 7 5800X3D perde muitas posições no modo multi core, ficando atrás do Ryzen 7 5800X e do Core i5-12600K.

Já o surpreendente Core i5-12400 se aproximou perigosamente do Ryzen 7 5700X. E na parte inferior da tabela, não temos muitas surpresas: os últimos classificados são o Core i3-12100 e o Ryzen 5 3600, com uma distância muito curta entre os dois.

Com esses dados em mente, fica um pouco mais fácil escolher qual é o melhor processador para as suas necessidades informáticas. Basta analisar os dados e adquirir o equipamento que melhor se alinha com o seu orçamento e seus interesses.

Boas compras!


Compartilhe