Os problemas que você pode ter com o processamento melhorado da One UI 3.0 | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Os problemas que você pode ter com o processamento melhorado da One UI 3.0

Os problemas que você pode ter com o processamento melhorado da One UI 3.0

Compartilhe

Eu sei que escrevi nessa semana no blog sobre o processamento aprimorado, um novo recurso da One UI 3.0 com Android 11 disponível em alguns smartphones da Samsung. De forma muito direta, o recurso faz um overclock na CPU e GPU do dispositivo, melhorando o seu desempenho para os aplicativos mais exigentes.

Aumentar o desempenho através de um truque de software tem os seus efeitos colaterais, e no caso dessa funcionalidade não é diferente. E é minha obrigação alertar o que pode acontecer com o seu smartphone ao utilizar essa funcionalidade.

Neste post, vamos mostrar os riscos no uso do processamento aprimorado presente na One UI 3.0 com Android 11. Se você vai seguir em frente e usar o recurso depois desse post, ao menos você está avisado do que pode acontecer com o seu smartphone.

 

 

 

A bateria dura menos

Algo amis que esperado para quem aumenta o desempenho do smartphone com a ajuda do software, e um dos grandes pontos negativos no uso do processamento melhorado nos telefones Samsung. O software avisa o usuário sobre isso, e é importante que você tenha em mente que a sua autonomia de bateria vai cair de forma significativa. Se você pode conviver com isso, vá em frente. Caso contrário, nem ligue a funcionalidade.

 

 

 

Superaquecimento do smartphone

É outro problema que você precisa lidar. Com um maior desempenho da CPU e da GPU e a execução de aplicativos que exigem um maior desempenho, o smartphone pode superaquecer a médio prazo.

Isso acontece pelo simples fato que o smartphone não foi feito para isso. Seu processador e unidade gráfica até podem trabalhar um pouco mais do que o inicialmente planejado, mas é fato que ele foi concebido para trabalhar em determinadas circunstâncias. Forçá-lo a ir além disso significa aumentar a temperatura interna dos seus componentes.

Pense bem se vale a pena passar por esse risco.

 

 

 

Existem outras formas para melhorar o desempenho dos smartphones da Samsung?

Sim, existem. E não envolvem o overclock do processador e da unidade gráfica. A boa notícia é que tais itens podem ser ajustados e/ou configurados de forma bem simples.

 

 

Use o otimizador da Samsung

Esse software detecta problemas no funcionamento do dispositivo, entregando as soluções que melhoram o desempenho do mesmo.

Para acessar o recurso, vá em Ajustes > Manutenção do Dispositivo, e o software vai fazer uma varredura em busca de erros de otimização, analisando memória, bateria, consumo de RAM e possíveis vulnerabilidades do sistema.

Para executar as correções, toque em Otimizar Agora. Após a manutenção, o seu smartphone vai reiniciar.

Pronto. Verifique se o desempenho dele não melhorou.

 

 

Elimine apps inúteis

Deixar aplicativos que você não usa, ou aqueles pré-instalados que jamais você vai usar significa deixar processos em segundo plano que só pioram o desempenho. Faça uma limpeza, eliminando os apps que não servem para nada.

 

 

Reduza as animações do sistema

As animações de sistema são um esforço adicional que o processador do smartphone não precisa fazer em um mundo perfeito. Para reduzi-las ou removê-las, vá em Ajustes > Funções Avançadas > Reduzir animações. Isso vai limitar as transições entre os elementos gráficos da One UI, o que vai melhorar o desempenho do smartphone.


Compartilhe