TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Os “problemas” no uso do NFC do celular | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Os “problemas” no uso do NFC do celular

Os “problemas” no uso do NFC do celular

Compartilhe

O NFC está cada vez mais presente nas nossas vidas como usuários de tecnologia. Hoje, qualquer smartphone de linha média que preste conta com esse tipo de conectividade sem fio, e a sua praticidade para transmissão de dados é algo indiscutível.

O principal uso dado ao NFC hoje é para os pagamentos realizados por aproximação ou contactless. Muitos já usam o smartphone como sua carteira digital, deixando os cartões de conta em casa e aproximando o telefone nas máquinas de cobrança para pagar produtos e serviços.

Porém, nada é perfeito neste mundo, e não seria o NFC a grande exceção dessa regra. É uma tecnologia que ainda apresenta alguns problemas e riscos que serão detalhados neste post.

 

 

 

Problemas de segurança

Uma das desvantagens em utilizar o NFC no smartphone está no aspecto de segurança. O medo de ter o dispositivo roubado ou perdido e algum desconhecido ter acesso a todos os cartões vinculados ao telefone é algo que paira na mente de muitos usuários.

Por outro lado, é preciso ter um cuidado redobrado com vírus e outras ameaças digitais que podem estar disfarçados em aplicativos de terceiros. Esses apps podem acessar os dados de cartões cadastrados no smartphone e, trabalhando com o NFC do dispositivo, podem esvaziar a sua conta bancária com relativa facilidade.

 

 

 

É difícil desligar o NFC (quando isso é possível)

Em alguns smartphones, o NFC não pode ser desligado manualmente, o que é péssimo para a bateria do dispositivo. Já em outros casos, quando é possível desligar a funcionalidade, o processo é mais complicado que o desejado, ou não é tão simples quanto o ato de aproximar o telefone e realizar o pagamento de sua compra.

Já passou da hora de existir um recurso que desabilite o NFC logo depois do pagamento ser confirmado. Caso contrário, vamos precisar levar uma powerbank conosco o tempo todo para não ficar sem a tal carteira digital na hora de pagar as contas.

 

 

 

Vários apps e configurações complexas são necessárias

Por mais simples que o pagamento via NFC seja, alguns bancos obrigam o uso de seus apps próprios para utilizar o recurso. E isso está bem longe de ser algo prático e funcional nos dias de hoje.

Os usuários mais experientes não enxergam esse detalhe como um problema, e pode até ser algo justificado para reforçar a segurança durante as transações. Mas a grande maioria é composta por pessoas que só queriam aproximar o telefone para pagar o ingresso do cinema, sem precisar se preocupar se pode usar a carteira do iOS, do Google Pay, do Samsung Pay ou do banco onde tem conta.

 

 

 

Falhas de funcionamento por causa dos cases e acessórios

A verdade é: o NFC e os acessórios que usamos com os smartphones ainda não estão se entendendo.

Muitos são os casos em que o NFC não funciona direito ou parou de funcionar após a instalação de um case mais resistente ou de um acessório que, de alguma forma, pode causar interferências no funcionamento dessa conectividade sem fio.

No final das contas, temos que tomar um cuidado extra antes de investir nos acessórios dos smartphones para não perder todas as funções integradas, algo que seria completamente desnecessário no mundo ideal.


Compartilhe