TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Os problemas mais comuns nos smartphones restaurados | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Telefonia | Os problemas mais comuns nos smartphones restaurados

Os problemas mais comuns nos smartphones restaurados

Compartilhe

Os smartphones restaurados se transformaram em ótima alternativa para quem não tem essa grana toda. São dispositivos usados, mas devidamente revisados a ponto de ficarem bem próximos a um modelo novo, e em melhor estado do que um telefone de segunda mão.

Essas unidades são mais baratas que o seu equivalente novo, e contam com garantia mínima de um ano. E esses dois detalhes explicam por que eles se tornaram tão populares.

Porém, nem tudo são flores. A empresa Blannco, especializada na segurança e reparação de dispositivos móveis, publicou um estudo que mostra os problemas mais comuns encontrados em smartphones restaurados, e existem diferenças notáveis entre Android e iOS nesse aspecto.

No Android:

Desempenho (34%).
Mal funcionamento da câmera (14%).
Falhas no microfone (9%).
Problemas na recarga de bateria (7%).
Problemas com alto-falantes (7%).

Os problemas de desempenho no Android podem acontecer porque os vendedores não realizam de forma adequada o processo de restauração de fábrica, além de um maior presença de smartphones de entrada, com desempenho mais precário.

No iOS:

Falhas no Bluetooth (9%).
Problemas com o WiFi (8%).
Falhas nos fones de ouvido (8%).
Problemas com os dados móveis (4%).
Problemas de sinal (3%).

Ou seja, nada de menções sobre problemas de desempenho ou em componentes. A maior parte dos problemas estão na conectividade.

 

 

 

Quais modelos são os que mais falham?

 

As diferenças aqui estão na variedade dos modelos Android e no número reduzido de dispositivos iOS. Por isso, vamos começar pelos modelos da Apple.

O iPhone 6 e o iPhone 6s são os modelos com maior taxa de falhas entre os smartphones restaurados, seguidos dos modelos iPhone 6s Plus, iPhone 6 Plus e iPhone 7. O motivo é o elevado volume de vendas desses modelos, e o tempo em que estão no mercado, muito mais do que os modelos mais novos.

 

 

Já no Android, entre os modelos restaurados, os mais mencionados como problemáticos são da Samsung, Xiaomi e Motorola, e o motivo é o mesmo dos modelos da Apple: elevado volume de vendas e grande presença de mercado.

 

 

Agora… será que vale a pena comprar um smartphone restaurado?

Se o vendedor é oficial e oferece garantia mesmo com um preço justo, a compra pode valer a pena. Mas também procure comprar smartphones top de linha ou intermediários novos quando eles forem superados por modelos de uma nova geração (exemplo: o Galaxy S8 é uma boa opção de compra hoje), já que seguem oferecendo um bom desempenho, o mesmo tempo de garantia, e um preço bem menor que os cobrados pelos novos modelos.


Compartilhe