Você está em | Home | Telefonia | Os problemas de bateria no iPhone com iOS 18

Os problemas de bateria no iPhone com iOS 18

Compartilhe

Mais um ano. Mais uma versão do iOS. Os mesmos problemas.

A nova versão do sistema operacional para os smartphones da Apple foi lançada logo após a chegada ao mundo da nova série de smartphones iPhone 16. E com as novidades, vieram os problemas típicos de um software que não passou pelo grande teste do coletivo.

O que realmente incomoda nesse processo é que o problema que toda nova versão do iOS oferece é sempre o mesmo: o impacto negativo na duração da bateria do iPhone.

E é claro que os usuários estão irritados com isso.

 

As reclamações nas redes sociais

Os usuários do iPhone estão expressando sua frustração com o iOS 18, principalmente no X (antigo Twitter), mas também no suporte da Apple, que recebeu uma avalanche de reclamações.

De um modo geral, os relatos estão relacionados com uma drenagem rápida da bateria e até comportamento de superaquecimento dos dispositivos.

Comentários de usuários relatam que a autonomia de bateria de seus iPhones chega a cair drasticamente, exigindo várias recargas diárias.

Alguns chegaram a mencionar uma queda na saúde da bateria de 100% para 90% após a atualização, o que torna o cenário bem mais grave do que o esperado.

Se bem que essa anormalidade da saúde da bateria pode ser uma simples falha de registro ou identificação das condições corretas do hardware, e isso obviamente pode ser resolvido com uma atualização de software.

 

A Apple não pode dizer que não foi avisada…

Apesar das novas opções de personalização da tela inicial e outras funcionalidades chamarem a atenção positivamente por oferecer uma maior capacidade de personalização do iPhone, nada disso está ajudando a melhorar a imagem do iOS 18 junto ao grande público.

O péssimo gerenciamento de energia do iOS 18 tem prejudicado de forma sensível experiência dos usuários, especialmente em modelos mais antigos de iPhone.

Problemas com a duração da bateria após grandes atualizações do iPhone não são uma novidade. Pelo contrário: é uma constante que só aumenta a irritação dos usuários.

A Apple enfrenta essa questão desde versões anteriores do iOS, com funções de segundo plano consumindo mais energia nos primeiros dias após a atualização do sistema operacional.

Aqui, é importante fazer o registro que os beta testers já haviam relatado possíveis problemas com a duração da bateria no iPhone durante o uso do iOS 18, mas muitos acreditavam que isso seria resolvido no lançamento oficial, o que não aconteceu.

Ou seja, a Apple sabia do problema, e sabia que se o iOS 18 chegasse desse jeito, o mar de reclamações viria.

E temos o cenário de momento.

 

Existe alguma solução?

Enquanto a Apple não lança uma correção oficial, os usuários têm recorrido a soluções temporárias, como desativar funções que consomem muita energia, atualizar aplicativos e reiniciar o aparelho.

É esperado que a gigante de Cupertino ou se pronuncie sobre o assunto, ou que dê a melhor resposta: lance uma atualização que resolve o problema.

A Apple ainda não se pronunciou oficialmente sobre os problemas relatados, mas uma atualização intermediária (18.0.1) está prevista para ser lançada em breve para corrigir as falhas mais críticas. A atualização 18.1 também deve chegar em outubro, trazendo melhorias adicionais e correções.

Especialistas apontam que, normalmente, após alguns dias, o sistema tende a se estabilizar e o consumo de bateria do iOS 18 melhore no iPhone.

Mas… não é exatamente isso o que está acontecendo, e os usuários, que pagaram caro pelo telefone da Apple, tendem a ser impacientes.

E não podemos culpa-los neste caso.


Compartilhe