Compartilhe

As buscas do Google estão mudando, evoluindo muito além de simplesmente mostrar resultados. Agora, podemos fazer (praticamente) qualquer coisa na busca do Google, sem precisar instalar apps ou outros sites, com o forte desejo de tornar o centro da nossa vida online.

Primeiro, foram os mini-apps, que podem ser executados diretamente na busca do Google e que adicionam um nível de interatividade. Agora, você pode executar podcasts diretamente na busca, e isso é bem legal.

 

 

Podcasts nos resultados do Google, finalmente

 

Essa não é a única surpresa que o Google preparou. Na mesma semana eles habilitaram o recurso que permite encontrar podcasts de forma mais fácil, e não temos que fazer o download de nenhum app: o podcast é reproduzido diretamente a partir do navegador.

A função está chegando a todos os navegadores, tanto móveis como de desktops, mas nem todos os podcasts que ouvimos ainda são exibidos. Supostamente, é tão fácil buscar o nome do podcast que queremos escutar. Um dos primeiros resultados deve ser o da página do podcast, e na parte inferior desse resultado aparece uma lista de episódios disponíveis.

Como a função está ficando disponível aos poucos, alguns podcasts podem ser suportados e outros não. Mas tudo indica que será uma simples questão de tempo até que todos os programas sejam compatíveis com o novo recurso.

Quando clicamos em um episódio, de forma automática vai abrir a interface do Google Podcast. Você não precisa ter instalado um aplicativo específico para essa tarefa. A partir do próprio site de origem começa a reproduzir o podcast. No smartphone sim, precisamos ter o app do Google Podcast instalado, e ele será aberto automaticamente. Caso contrário, ele vai abrir a página do serviço.

O Google só vai mostrar os últimos episódios publicados de um podcast. Se queremos mais, podemos clicar em Mais Episódios, mas nesse caso ele vai nos direcionar para o Google Podcast, onde podemos encontrar todos os episódios.

Os fãs de podcast com certeza vão agradecer essa adição. O formato está ficando cada vez mais popular, e com o Google oferecendo esse suporte muito provavelmente essa popularidade vai se multiplicar.


Compartilhe