TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Os perigos dos softwares via Torrent em fontes desconhecidas | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Os perigos dos softwares via Torrent em fontes desconhecidas

Os perigos dos softwares via Torrent em fontes desconhecidas

Compartilhe

Vamos ser sinceros: praticamente todo mundo que visitou o TargetHD.net pelo menos uma vez na vida (ou que acessa aos demais sites especializados em tecnologia) sabe e já usou arquivos que foram salvos no seu computador através de uma conexão Torrent. Essa prática se tornou comum com os usuários que são fãs de séries e querem ver conteúdos que não estão disponíveis no Brasil, como foi o caso de The Mandalorian (Disney+).

E vou fingir que acredito que os usuários só utilizam o Torrent para essas finalidades consideradas “lícitas” (não vou levantar a discussão sobre os aspectos morais dessa prática).

Porém, o objetivo desse post é fazer um alerta para os usuários que realizam os downloads de arquivos e softwares através do Torrent. Além das questões legais, é fundamental ficar de olho na segurança dos seus dados mais importantes e da integridade de seu equipamento de um modo geral.

 

 

 

Nem todo mundo que compartilha arquivos tem boas intenções

 

 

A facilidade de encontrar aquele programa que você procurou por tanto tempo de graça porque é muito caro (alguns são realmente pensados em profissionais ricos e bem sucedidos, contando com preços proibitivos) pode se tornar com o passar do tempo em uma tristeza amarga e, em alguns casos, depressão profunda, por causa dos problemas que softwares maliciosos podem trazer escondidos em suas entranhas.

Nós sempre recomendamos o download de softwares a partir de fontes conhecidas, pois ao menos você tem onde recorrer em caso de problemas mais sérios. Agora, quando você faz um download de um instalador a partir de uma fonte Torrent, as chances de você ser enganado com um programa que esconde um malware ou ransomware aumentam consideravelmente.

E até mesmo aquele programa que você faz o download acreditando que ele está em uma fonte confiável pode conter pragas virtuais e ferramentas que podem acabar com a integridade do seu computador e smartphone, resultando em horas ou até dias de tentativas desesperadas para recuperar os conteúdos armazenados.

Não é nada agradável ter que perder alguns dias de sua vida recuperando dados, formatando computadores, restaurando smartphones e outros procedimentos de manutenção que poderiam ter sido evitados se você utilizasse de um pouco mais de bom senso na vida.

Porém, em casos mais graves, o seu computador pode ser vítima de um ataque de ransomware e, dessa forma, os seus dados serão sequestrados por algum ciber criminoso que vai querer algum dinheiro para devolver esses dados para você. E se você não fez um backup prévio dos seus dados… já era: o prejuízo vai ser muito maior do que a suposta vantagem que você buscou ao fazer o download daquele instalador de graça.

 

 

 

Prevenir é sempre melhor que remediar

 

Eu sei. Nesse momento das nossas vidas, não está fácil para ninguém. A maioria precisa economizar, e gastar dinheiro em software pode ser algo proibido para você. Porém, ter um pouco de bom senso não faz mal a ninguém.

Se vai fazer o download de softwares via Torrent, ao menos faça isso com critério. Não escolha qualquer fonte para obter o arquivo. Priorize os portais privados, onde os usuários são avaliados pelos uploads oferecidos. E, principalmente: tenha um backup de tudo o que é importante para evitar problemas futuros.

Se bem que o ideal mesmo é evitar a todo custo fazer o download de programas de locais que você nem conhece.


Compartilhe