PCs

 

A história da informática é muito rica, por conta da evolução que teve e pelas mudanças de design que os PCs experimentaram com o passar dos anos.

Quando os primeiros computadores comerciais (com preços “razoáveis” para o consumidor médio) chegaram ao mercado, eles contavam com um design tão peculiar, que hoje parecem muito mais antigos do que realmente são.

O vídeo no final do post mostra isso perfeitamente, compilando alguns dos equipamentos dos anos 70 que mostram um design peculiar, tanto que em alguns casos não podemos acreditar que são equipamentos funcionais.

Leve em consideração que, na época, a informática de consumo estava em estágios muito iniciais, que sequer tinha linhas básicas ou universais definidas para a fabricação de PCs, mas combinando a competitividade com o interesse dos fabricantes em se diferenciar uns dos outros resultou em sistemas muito estranhos.

O modelo da foto, o CTC Datapoint 2200 é um bom exemplo do que estou falando. Este é um All in One que foi lançado em junho de 1970, com CPU de 8 bits que assentou as bases da arquitetura x86.

Era revolucionário para a época e “econômico” para o seu tempo, já que custava US$ 5.000.

O vídeo é bem interessante, e vale a pena ser conferido com atenção, no player abaixo.