TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Os padrões de WiFi e sua retrocompatibilidade | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Os padrões de WiFi e sua retrocompatibilidade

Os padrões de WiFi e sua retrocompatibilidade

Compartilhe

Existem diferentes padrões de WiFi no mercado que variam de acordo (inclusive) com o avanço da tecnologia, desempenho, quantidade de dispositivos suportados de forma simultânea, estabilidade, entre outros.

Dependendo da sua atividade ou realidade, você vai precisar de um roteador compatível com um padrão específico que está presente em seus dispositivos, pensando sempre em uma compatibilidade mais ampla.

O ideal hoje é ter um roteador compatível com o WiFi 6, já que este é o padrão do futuro. Por outro lado, não podemos deixar de lado os dispositivos com WiFi 5, que ainda são dominantes.

Então, vamos mostrar neste post os principais padrões de WiFi disponíveis no mercado e quais são os cenários de retrocompatibilidade entre eles.

 

 

 

Os padrões WiFi mais importantes do mercado

 

 

Os principais padrões de WiFi disponíveis no mercado atual existem desde 1997, e o mercado não para de evoluir. Tanto, que já estão pensando no WiFi 7, que promete marcar um importante salto tecnológico no setor.

Neste momento, podemos dizer que o padrão de redes WiFi mais utilizado é o WiFi 5, já que a maioria dos dispositivos presentes nas residências e escritórios são compatíveis com este padrão. Logo, vale a pena dar prioridade de momento para esse detalhe.

Por outro lado, o WiFi 4 ainda conta com uma enorme popularidade. Muitos dos dispositivos mais antigos que ainda estão em funcionamento são compatíveis com este padrão, que possui uma longevidade notável, tanto pela sua tecnologia em si como também pela vida útil mais longa de vários produtos compatíveis com esse tipo de rede.

Por outro lado, é importante observar que o WiFi 6 está ganhando mercado rapidamente, se transformando em pouco tempo no padrão de rede popular para muitos usuários. Essa tecnologia está se fazendo presente em um número cada vez maior de dispositivos, incluindo é claro computadores, notebooks, smartphones e tablets.

O ideal é que você adquira um roteador que sela plenamente compatível com esses padrões e, dependendo do modelo e do valor a ser pago, vale a pena investir direto em um roteador com WiFi 6, pois ele vai abraçar a retrocompatibilidade com a grande maioria dos dispositivos que você já possui.

A seguir, uma pequena lista de referência com os principais padrões de redes WiFi disponíveis no mercado, com as suas possíveis retrocompatibilidades.

 

  • IEEE 802.11: o padrão que serve como base para a comunicação de rede sem fio. O primeiro padrão Wi-Fi em 1997 permitiu a transferência de dados a  1 Mbps.  É identificado como “legado”.
  • IEEE 802.11a:  Desenvolvido com base no padrão IEEE 802.11. Chegou em 1999, operava na  banda de 5 GHz  e atingiu velocidade máxima de  54 Mbps,  sendo identificado como Wi-Fi 2.
  • IEEE 802.11b: foi o primeiro padrão desenvolvido no final dos anos 1990. É capaz de transferir dados a um máximo de  11 Mbps  na  banda de 2,4 GHz.  É identificado como Wi-Fi 1.
  • IEEE 802.11g: também usa a  banda de 2,4 GHz . Com esse padrão, a velocidade máxima de transmissão foi aumentada para  54 Mbps . Ele veio de 2003. É identificado como Wi-Fi 3.
  • IEEE 802.11n: Ratificado em setembro de 2009. Opera nas bandas de 2,4 GHz e 5 GHz e atinge velocidades de até  600 Mbps,  sendo identificado como Wi-Fi 4.
  • IEEE 802.11ac: foi padronizado no final de 2013. Opera na banda de 5 GHz e pode atingir velocidades de  1.300 Mbps,  é identificado como Wi-Fi 5.
  • IEEE 802.11ax: Uma inovação que atinge velocidades de até  10 Gbps. É identificado como Wi-Fi 6.
  • IEEE 802.11be:  será o próximo grande salto na conectividade Wi-Fi. Está previsto para 2024, vai funcionar nas bandas de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz, e promete velocidades de até  30 Gbps. Isso será identificado como Wi-Fi 7.

Compartilhe