Compartilhe

Os emojis se tornaram um elemento muito importante na comunicação digital, especialmente nas redes sociais e comunicadores instantâneos. Teclados virtuais já contam com um catálogo enorme de emoticons incorporados.

Hoje, 17 de julho, é o Dia Mundial do Emoji. Para comemorar a data, Google e Apple confirmaram que estão trabalhando na chegada de novos emojis para os seus sistemas operacionais nos próximos meses. As duas empresas querem adicionar aproximadamente 60 novos emojis, incluindo novos animais e ícones focados na acessibilidade e inclusão.

 

 

Mais de 60 novos emojis a caminho

 

 

As duas empresas estão revisando os emojis de pessoas desenhadas à mão, para que deixem de importar o gênero ou o tom da pele na hora de escolher uma pessoa. Além disso, a partir do Android Q, qualquer emoji que não conte com um gênero específico na sua documentação do Unicode, será considerado de “gênero fluído”, ou seja, nem masculino, nem feminino.

Entre os emojis de gênero fluído (53 no total), encontramos (por exemplo) um oficila de polícia, uma pessoa cortando o cabelo, esportistas, personagens de ficção, entre outros. Tocando neles e mantendo pressionado, é possível escolher a apresentação masculina ou feminina.

 

 

As duas plataformas vão incorporar múltiplos emojis novos focados na acessibilidade, algo que a Apple propôs no início de 2018 e o Consórcio Unicode aprovou em fevereiro de 2019. Entre eles, encontramos (por exemplo) um cão-guia, dois tipos diferentes de cadeiras de rodas, próteses de braços e pernas, uma pessoa cega com bengala branca, um ouvido com aparelho auditivo e um símbolo para deficientes auditivos.

 

 

Além dos emojis focados na acessibilidade e na inclusão, temos também novos emojis de animais, novas peças de roupas e alguns smileys novos.

 

 

A Apple afirma que os novos emojis chegarão ao iOS durante o outono do hemisfério norte (provavelmente com o iOS 13), enquanto que o Google confirmou que os seus novos emojis chegarão com o lançamento do Android Q, algo que não é de se estranhar se levarmos em conta que o Android 9 Pie conta com 157 novos emojis.

Para ver a lista completa, você pode encontrá-la na Emojipédia.

 

 

 

 

Via TechCrunch


Compartilhe