Os notebooks viraram febre na década passada, mas de ‘portáteis’ tinham bem pouco: eram pesados, grandes e com pouca autonomia de bateria. Felizmente, esse tempo passou, e hoje podemos encontrar modelos com os quais podemos trabalhar em qualquer lugar, transportando com uma das mãos e com elevada autonomia de bateria.

Os notebooks desse post estão na lista entre os mais leves do mercado. Há alguns conversíveis, com resolução 4K, modelos mais potentes… mas todos pesando abaixo de 1.5 kg.

 

MacBook 2017: 0,92 Kg

 

 

Esse ultrabook nem chega a 1 kg de peso, e surpreende pela leveza, potência e longa autonomia de bateria. Um feito que joga ao seu favor, graças ao chip M3 e sua SSD de 256 GB.

 

Asus ZenBook 3: 1 kg

 

 

Um ultrabook com configurações praticamente idênticas as de um desktop, com ótima leveza e mobilidade. Por trás do elegante chassi monobloco de alumínio, tem um exclusivo tratamento de 40 passos para oferecer leveza e resistência, sem falar no desempenho com processador i7, 8 GB de RAM e 256 GB de SSD.

 

 

HP Spectre 13 e HP Spectre x360: 1,11 e 1,29 kg respectivamente

 

 

Dois ultrabooks com telas com resolução 4K e chips Intel de oitava geração. A diferença estre os dois é uma simples dobradiça, onde o HP Spectre x360 gira a sua tela em 360 graus para ser utilizado como um tablet. Essa modificação no design se complementa com a tela touch e lápis óticos, além de ser mais pesado que o modelo padrão.

 

Acer Swift 7: 1,12 kg

 

 

Muito leve, e com configurações perfeitas para as tarefas cotidianas. Com um design em alumínio com acabamentos em preto e dourado, só tem um porém: bordas de tela grandes demais para a tendência atual. Possui uma placa gráfica dedicada mais modesta que os demais modelos, mas ao menos oferece tela 4K, em uma configuração com Core i5, 8 GB de RAM e 256 GB de SSD.

 

Dell XPS 13: 1,23 Kg

 

 

Apresentado na CES 2018, se destaca pelo seu design compacto, que tem 23% amenos de bordas em relação ao modelo anterior, além de fabricação de alumínio e levíssima fibra de carbono. Além disso, possui tela 4K e processadores Intel de oitava geração.

 

Microsoft Surface Laptop: 1,25 kg

 

A Microsoft quis lançar o notebook para a vida toda, que se destaca especialmente pelo design, onde reina o minimalismo com o exterior de alumínio e no interior revestido pelo inovador tecido de Alcantara. Nada dá para reprovar nas especificações, exceto pela ausência de USB-C e o formato de tela 3:2 que não convenceu.

 

Xiaomi Mi Air 12, 1,31 kg

 

 

Revolucionou por contar com pouco mais de 1 kg, SSD de 256 GB e leitor de digitais. Seu design lembra o MacBook da Apple, no exterior e no interior. Talvez o seu ponto débil está na qualidade de sua tela.

 

Huawei MateBook X Pro : 1,32 Kg

 

Lançado na MWC 2018, se destacou pela sua leveza e elegância da tela touch quase sem bordas.

 

Razer Blade Stealth: 1,33 kg

 

 

Seu notebook mais leve até agora e o de maior diagonal de tela (13.3 polegadas), com bordas 50% mais finas. Além disso, é uma tela 4K touch. É um modelo que ganha em mobilidade e produtividade, além de ser potente com os processadores Intel Core i7 de nova geração. Mesmo com gráficos integrados deficientes, a placa gráfica externa da Razer pode fazer a alegria nos jogos.

 

Macbook Air: 1,35 Kg

 

 

O MacBook Air marcou um antes e um depois no conceito e design dentro dos ultrabooks. Renovado internamente em 2017, conserva a mesma estética. Mesmo sem a tela Retina ou a versatilidade de outros modelos, é uma boa alternativa de mobilidade para tarefas mais básicas.

 

Lenovo Yoga 920: 1,37 kg

 

 

Estamos diante de um conversível com tela 4K UHD e lápis digital, sendo atraente pela sua potência e funcionalidade. É o notebook mais pesado dessa lista.