TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Os nanobots vão limpar nossos dentes no futuro | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Tecnologia | Os nanobots vão limpar nossos dentes no futuro

Os nanobots vão limpar nossos dentes no futuro

Compartilhe

As escovas de dente, sejam elas manuais ou elétricas, podem estar com os seus dias contados.

Engenheiros da Universidade da Pensilvânia (EUA) desenvolveram microbots que prometem limpar os dentes de forma mais eficaz, inclusive matando as bactérias.

A ideia aqui é oferecer uma limpeza perfeita e aprofundada, limpando em áreas onde a escova comum não é capaz de alcançar.

Vamos entender melhor como isso vai acontecer.

 

 

 

Trabalhando com a individualidade dentária

Você muito provavelmente não sabe disso, mas a realidade é que os dentes de capa pessoa são únicos em tamanho, forma, separação e ângulos. Tanto, que o tratamento dentário é algo totalmente individual (o mesmo molde de dentadura de uma pessoa não vai funcionar com outra pessoa).

Logo, existem áreas onde uma escova de dentes genérica não vai alcançar na arcada dentária de qualquer pessoa, e isso favorece o aparecimento de cáries e outros problemas dentários. E é aqui que os microbots entram em ação para aumentar a eficiência da higiene dentária.

Os pequenos robôs se parecem com pequenas escovas de dente elétricas, e são fabricados com nanopartículas de ferro que se alinham usando um imã. Ao se ativar a sua propriedade magnética, as partículas de ferro revestem a superfície dos dentes, ajustando-se à forma de cada um deles.

O nível de precisão desse ajuste dentário é quase atômico, e isso permite que os microbots realizem a limpeza de 100% da superfície dos dentes, independente de sua forma. É um nível de eficiência extremamente elevado, e que nenhuma escova de dentes consegue alcançar hoje.

Outra vantagem das nanopartículas de ferro é que o óxido de ferro que compõe o dispositivo pode ativar o peróxido de hidrogênio, desencadeando uma reação que produz radicais livres que matam as bactérias e aplaca que se forma nos dentes.

Isso reforça a sua eficiência superior em relação às escovas de dentes. As primeiras unidades desses microbots já foram construídas e testadas com moldes de dentes e dentaduras reais, e em todos os casos essa maior eficiência ficou comprovada.

 

 

 

Será o fim da escova de dentes como conhecemos?

É difícil dizer neste momento quando estamos diante de um conceito que ainda vai evoluir e prosperar dentro do mercado de tecnologia, mas o potencial para uma revolução acontecer dentro deste segmento é algo enorme.

Não dá para dizer que neste momento vamos nos livrar das escovas de dente, tal e como conhecemos. Mas ver a tecnologia dos nanobots se convertendo em algo que pode ser efetivamente útil para o usuário final é muito interessante.

Tudo bem, alguns mais céticos podem ficar um pouco preocupados com essa ideia de revolução das máquinas. Mas não podemos nos esquecer que os nanobots já são utilizados em larga escala na medicina para salvar vidas.

E enquanto a revolução das máquinas não acontecer, podemos ficar tranquilos. E mesmo que as máquinas se rebelem contra os seres humanos, não acredito que serão os nanobots aqueles que vão começar essa revolta.

Essa iniciativa pode sim resultar em uma verdadeira revolução na ortodontia, e até torcemos para isso. Mas quem sabe só vamos receber as primeiras unidades desses pequenos robôs em nossos dentes daqui a uns 10 anos, com alguma sorte.


Compartilhe