O AV-TEST atualizou o seu ranking dos melhores antivírus para Windows 10 Home, a versão de grande consumo do sistema operacional da Microsoft.

Os resultados correspondem ao mês de abril de 2018, e colocam à prova se os bons resultados que a Microsoft publica para o Windows Defender (solução de segurança nativa do Windows 10) se mantiveram nos novos testes e as diferenças em relação aos demais softwares.

O AV-TEST mantém a sua metodologia ao avaliar três fatores (capacidade de detecção, carga para o sistema e usabilidade) em grupos de seis pontos e depois de várias semanas de testes contínuos.

As soluções passam por duas fases de análises com 15 mil peças de malware. O primeiro teste em condições reais exige que os softwares de segurança detectem malwares do tipo 0-Day procedentes da web e de arquivos anexos. Na segunda fase, um teste dentro do ambiente de referência do AV-TEST onde o software enfrenta um malware já conhecido.

O Windows Defender alcançou 5.5 pontos em 6 nos três grupos de testes analisados (proteção, desempenho e usabilidade), o que confirma a sua qualidade. O software melhorou o suficiente para que a maioria dos usuários não necessite de outro antivírus.

 

 

Do mais, poucas novidades em relação aos meses anteriores. Kaspersky, BitDefender, Trend Micro, Avira e Symantec alcançaram a pontuação máxima em proteção. Há poucas variações nos demais aspectos, mas nada significativo. A maioria dos softwares de segurança é apta para proteger os equipamentos, com o seu uso afetando o desempenho global do computador, mas com grandes ganhos nos últimos anos.

E você? Tem um antivírus instalado no computador? Ou usa apenas o Windows Defender?