Os smartphones de linha média premium contam hoje com uma experiência de uso que pouco tem a invejar os modelos mais caros para os menos exigentes, especialmente no aspecto fotográfico.

Além das diferenças do processador, o principal ponto de divisão entre modelos de linha média premium e os modelos top de linha em 2018 está na câmera. Mesmo com resultados notáveis na maioria dos casos, ainda estão um degrau abaixo dos obtidos dos modelos top de linha. Além disso, a construção de maior qualidade, design bem cuidado e experiência fluída estão presentes na maioria dos casos.

Nesse post, temos 15 dos melhores smartphones de linha média premium com boa relação custo/benefício, relembrando os seus principais destaques.

Mais uma vez, dividimos em três blocos.

 

 

Smartphones com grandes telas

 

 

O ASUS Zenfone 5, com suas 6.2 polegadas de tela (19:9) é mais compacto que seus concorrentes. Se destaca pela ótima qualidade de som e tela com bom nível de brilho.

Com 6 polegadas, o Xiaomi Mi 6x (ou futuro Mi A2 com Android One) incorpora o processador mais rápido e eficiente de todos, sendo assim indicado para jogos ou aplicativos mais pesados, que exigem um maior desempenho. Pena ter perdido o conector para fones de ouvido.

O Sony Xperia XA2 Ultra é o mais tradicional de todos. É o único que aposta no formato de tela 16:9 apenas uma lente para a câmera traseira. Em troca, a Sony aposta tudo nas selfies de maior qualidade, com câmera dual frontal.

Como representante chinês, temos o Vernee V2 Pro, que tem reconhecimento facial, câmera dual por todos os lados, resistência IP68 e bateria superior a 6.200 mAh, o dobro de capacidade dos rivais, sendo assim o modelo mais pesado.

Por fim, o Motorola Moto G6 Plus é um dos mais equilibrados nas especificações, com destaque para a câmera fotográfica.

 

 

Os modelos com 5.6 polegadas, o novo tamanho padrão

 

 

Começamos pelo Huawei P20 Lite, modelo com tela de 5.8 polegadas, com notch. Já o LG G6 entra na lista pela extraordinária queda de preço e com vantagens pouco habituais nos modelos de linha média, como QHD e HDR 10, além da resistência IP68.

Dos modelos com tela de 5.6 polegadas, o Samsung Galaxy A8 e Galaxy A6 apostam em telas Super AMOLED e câmeras de grande qualidade. As diferenças estão na resolução da tela, a potência do processador e a resistência à água do modelo mais completo.

Por fim, o Aquaris X2 entrega um bom trabalho com a câmera e tem a vantagem das atualizações do Android 8.1 Oreo chegarem de fábrica.

 

 

Smartphones com tela menor

 

 

Com tela de 5.5 polegadas, o Nokia 6.1 se destaca pelo Android One e pelo alto-falante Dolby Atmos. Já o LG Q7 ThinQ conta com IP68, Qlens e som DTS-X 3D.

Com 5.2 polegadas, as melhores opções estão no Honor 9, no Meizu Pro 7 com sua tela traseira de 2 polegadas, e no Sony Xperia XA2, que tem uma das melhores câmeras de selfies do mercado.