Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas de Downloads » Os melhores sites de antivírus online gratuitos

Os melhores sites de antivírus online gratuitos

Compartilhe

Nem sempre temos um antivírus instalado em nosso computador (são poucos os softwares disponíveis para Chrome OS, ou e uma máquina que não é nossa, ou pode ser muito antiga, para citar alguns exemplos), e precisamos compartilhar aquele arquivo que recebemos para um colega de trabalho por e-mal. Então… o que fazer para verificar se um arquivo não tem uma surpresa nefasta nele?

Felizmente, existem várias alternativas que podem resolver esse problema. Uma das mais eficientes está nos antivírus online, que podem facilitar e muito na tarefa de análise e identificação de vírus em softwares suspeitos. Selecionamos nesse post alguns que recebem maior destaque entre os especialistas em tecnologia.

 

 

 

Virustotal

 

 

É, talvez, o mais popular dentro dessa categoria. Foi adquirido pelo Google há oito anos, e é mais rápido, tem mais motores de antivírus e maior capacidade de envio de arquivos que todos os seus concorrentes.

Você pode enviar arquivos de até 500 MB para análise, tanto pelo site ou em anexo para o e-mail [email protected], ou também utilizar extensões para o seu navegador ou por aplicativos para smartphones ou desktop.

Uma vez que você envia o arquivo, os servidores do Virustotal o analisam com até 58 motores de antivírus diferentes, informando sobre o diagnóstico em cada um deles. A ferramenta oferece dados adicionais sobre o arquivo, além de comentários da comunidade sobre a ameaça detectada.

Por fim, ele permite a consulta da confiabilidade de uma URL ou um endereço IP suspeito.

 

 

 

MetaDefender Cloud

 

 

É bem parecido com o Virustotal, pois permite receber arquivos (de até 140 MB) e URLs em seu site, que são analisados por 40 motores de antivírus diferentes.

O MetaDefender Cloud não aceita o envio de arquivos por e-mail, e também não oferece extensões para o navegador web, mas em compensação facilita o acesso à sua API para mostrar em novos aplicativos as informações das consultas sobre os arquivos analisados.

 

 

 

Kaspersky VirusDesk

 

 

Diferente dos demais aplicativos apresentados nesse post, o Kaspersky VirusDesk não oferece acesso a múltiplos motores de antivírus. Ele utiliza apenas o motor da própria Kaspersky, que é um dos mais reputados dentro do seu segmento.

Seu site oferece a opção de envio direto de um arquivo, ou da análise de uma URL em seu formulário. Porém, ele pode apresentar falhas de detecção de ameaças em arquivos muito antigos e compactados, ou pedir permissão para enviar o arquivo para o seu Antivirus Lab para uma análise mais detalhada do mesmo. Esse pode ser um inconveniente para quem precisa de uma análise mais rápida.

 

 

 

Outras alternativas

 

 

O Hybrid Analysis permite a consulta simultânea no Metadefender e no Virustotal. Seu ponto negativo é que ele exige mais cliques que os seus rivais para validar os resultados (preencher um captcha e oferecer um endereço de e-mail – segundo passo opcional – para escolher qual é a máquina virtual que será utilizada na análise do arquivo).

Já o Jotti é rápido, simples, e com uma interface mais simples, mas em compensação oferece o acesso a 15 motores antivírus, aumentando as chances de uma detecção de ameaças mais eficiente.


Compartilhe