TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Os melhores motores de busca para quem quer mais privacidade | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Os melhores motores de busca para quem quer mais privacidade

Os melhores motores de busca para quem quer mais privacidade

Compartilhe

O Yahoo! caiu de forma patética e miserável para dar espaço ao Google no segmento de motores de buscas na web. Hoje, a cota de mercado da gigante de Mountain View supera os 70%. Mas não se deixe enganar: existe vida além do Google, e outras alternativas estão disponíveis, inclusive para quem quer uma maior privacidade.

Ao usar o Google, você expõe os seus dados para toda uma indústria publicitária que anuncia no Google Search. E é o seu direito ficar um pouco longe disso. Por isso, indicamos nesse post as melhores alternativas entre os motores de busca disponíveis na web que podem manter a sua privacidade mais a salvo, ao mesmo tempo que podem entregar os resultados que você procura nas buscas.

 

 

 

DuckDuckGo

 

 

O DuckDuckGo é o mais interessante entre os motores de busca alternativos. É um desenvolvimento de código aberto que aposta na privacidade como sua principal característica, e ganhou muita popularidade nos últimos trimestres.

Ele não coleta informações pessoais, e mostra publicidade relacionada com o termo procurado, mas sem monitorar a atividade do mesmo ou gerar um perfil de usuário. O motor usa os resultados de busca do Yahoo!, entregando assim resultados mais precisos e simplificados, com metadados específicos, com escolha do país de origem para resultados mais acertados. Por fim, recém estreou o Tracker Radar, que melhora a privacidade.

 

 

 

Startpage

 

 

O Startpage é para quem busca um motor de busca mais parecido com o Google, mas com um funcionamento diferente e sem coletar as informações pessoais. A privacidade está garantida como a visualização anônima, roteando o tráfego por um servidor proxy, e jamais revelando a sua identidade nos sites.

O motor também cuida das recomendações de busca, não coletando informações pessoais em função do que as outras pessoas estão buscando.

 

 

 

MetaGer

 

 

O MetaGear é um motor de busca alemão que também utiliza tecnologia de servidor de proxy para ocultar a localização do usuário durante o seu uso. Ao buscar um termo, ele habilita o recurso para visitar a página no resultado de forma anônima, cujo acesso é redirecionado pelo proxy para acesso sem identificação por parte do site.

Porém, o MetaGear é muito básico nas opções, utiliza o Scopia e o Bing para o seus resultados. De qualquer forma, ele opera como uma organização sem fins lucrativos, respaldado por doações.

 

 

 

Qwant

 

 

O Qwant fica em servidores europeus (e segue as normas europeias), e se tornou o segundo mais popular dos motores de busca alternativos e, para muitos é o mais completo. Conta com serviços de busca de músicas, de mapas, de trending topics e uma seção de notícias de qualidade.

Porém, pede a localização ou os seus dados pessoais para que algumas de suas características funcionem, o que pode comprometer a sua privacidade. Mas ao menos não armazena históricos de busca. Se isso não é um problema para você, ao menos ele não deve vender os seus dados para outras empresas, o que já é um ganho em relação ao Google.

 

 

 

Mojeek

 

 

O Mojeek se diferencia de vários outros apresentados nesse post porque gera os seus próprios resultados de busca, sem depender de desenvolvedores externos. Ele usa dados próprios para garantir a privacidade do usuário, com resultados de busca “independentes e imparciais”.

Por outro lado, pode não entregar resultados de busca tão precisos. Mas ao menos é um serviço mais privado que os demais, o que é sempre algo a se valorizar.


Compartilhe