Dia dos namorados… e você tomou um chute. Ou chutou alguém. E isso faz parte da vida. É difícil ficar com a mesma pessoa que escolhemos no carnaval, principalmente depois que essa pessoa decidiu esticar a micareta sem você no interior de Minas Gerais com outra pessoa que você não conhece.
Se você terminou um relacionamento e deseja esquecer seu ex, uma das coisas que pode fazer é apagar ou esconder as fotos que tem com ele ou ela. Principalmente em um dia como o de hoje.
O que pode ser uma tarefa difícil, especialmente se tiver muitas imagens armazenadas no telefone ou na nuvem. Afinal de contas, dependendo do tempo que este relacionamento durou, são muitas fotos de momentos entre vocês dois.
Felizmente, existem algumas maneiras de facilitar esse processo usando o Google Fotos, uma das aplicações mais populares para gerenciar suas fotos. Neste artigo, explicamos como você pode excluir as fotos do seu ex no aplicativo de imagens de forma fácil e rápida.
Ocultando fotos do seu ex no Google Fotos
Para evitar a angústia ao ver fotos do seu ex-parceiro, uma alternativa é usar o Google Fotos.
O aplicativo permite não só fazer backup de suas imagens, mas também ocultar as de uma pessoa específica. Para isso, acesse as configurações do serviço, escolha “ocultar pessoas e mascotes” e selecione o rosto do seu ex-parceiro.
Dessa forma, as fotos com a presença dele ou dela não aparecerão nas Recordações nem em outras seções destacadas do aplicativo. É uma das maneiras mais eficientes de não ter que se deparar com essa pessoa que se tornou indigesta na sua vida logo na data mais incômoda para se lembrar de sua existência no planeta Terra.
Ocultando fotos baseadas em datas específicas
Além de ocultar seu ex, o Google Fotos oferece a opção de evitar a criação de recordações baseadas em datas específicas, como aniversários, casamentos dos seus amigos, momentos compartilhados e, é claro, no Dia dos Namorados.
Em algumas situações, compartilhamos o álbum de fotos com outra pessoa (ou outros, dependendo do círculo de amigos em comum que vocês tinham), e fazer com que a imagem combinada desse casal que não existe mais simplesmente desapareça da vida de várias pessoas ao mesmo tempo é algo relativamente fácil.
Basta acessar as configurações do aplicativo, selecionar “Recordações” e buscar a opção “Ocultar datas”. Nesse local, é possível adicionar as datas relevantes e impedir a geração de recordações relacionadas a esses momentos específicos.
É a maneira mais eficiente de evitar que aquela sua amiga mais mala entre em contato com você só para dizer “vocês eram tão incríveis juntos…”. Ao mesmo tempo, você também evita uma resposta atravessada, do nível “então… me faz um favor… fica com o meu lixo reciclado”.
Arquivando fotos da ex-parceira
Sempre existem aquelas pessoas que podem terminar o relacionamento, mas que não guardam mágoas das outras pessoas a ponto de desejar salvar esses momentos no smartphone.
E eu não julgo essas pessoas. Afinal de contas, eu admiro o nível de evolução espiritual alheio, ou a capacidade de desapegar das mágoas apenas para deixar em aberto a possiblidade de um “flashback safado”, se é que você me entende.
Seja como for, uma maneira de preservar as fotos do ex (ou da ex) sem causar desconforto emocional é arquivá-las no Google Fotos. O aplicativo permite mover as fotos escolhidas para uma pasta independente, onde não se misturarão com suas outras imagens nem aparecerão nas Recordações.
Selecione as fotos desejadas, escolha a opção “arquivar” no menu e guarde as fotos discretamente, com a possibilidade de acessá-las quando desejar.
Só tenta não deixar o seu próximo relacionamento descobrir que essas fotos existem. Aliás, evite a todo custo preparar uma “torta de climão maneiro” para o seu próximo relacionamento.
Excluindo fotos do seu ex em dispositivos Android
Por fim, o procedimento para quem está no sentido oposto do exemplo anterior. Essa dica vai para aquelas pessoas que querem esquecer de uma vez por todas que aquela outra pessoa existe, e é o último caminho antes de pedir uma medida restritiva na Justiça contra aquele traste que saiu da sua vida.
É um método mais drástico, porém, eficiente: simplesmente excluir permanentemente as fotos do seu ex do seu dispositivo Android. Se estiver decidido a esquecer essas imagens para sempre, você pode selecionar e excluir as imagens manualmente.
No entanto, esteja ciente de que essa ação apagará as fotos de forma recuperável (vai que você se arrepende disso, não é mesmo?). As fotos serão movidas para a lixeira e excluídas automaticamente após um período determinado pelo Google Fotos, que normalmente é de 60 dias.
Você até poderia tentar um aplicativo que elimina todas as imagens de uma única vez, mas isso funciona melhor com arquivos duplicados armazenados no dispositivo. E eu sei que dá trabalho eliminar as fotos uma por uma. Mas é um processo até terapêutico, que pode trazer um pouco de calma para os mais revoltados.
E eu espero poder ter ajudado a quem está com o coração partido ou algumas doses de revolta com o ex (ou a ex) em um dia como o de hoje. No lugar de passar uma dica para celebrar o amor entre duas pessoas, acho mais justo entregar vias de um fim justo para aqueles que não estão mais juntos.
E vida que segue. A fila anda!