TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Os melhores apps de chamadas de vídeo, após 18 meses de home office | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas de Downloads | Os melhores apps de chamadas de vídeo, após 18 meses de home office

Os melhores apps de chamadas de vídeo, após 18 meses de home office

Compartilhe

São mais de 18 meses em casa para tentar se salvar da maior crise sanitária do nosso tempo, e a essa altura do campeonato praticamente todo mundo usou pelo menos uma vez um aplicativo de chamadas de vídeo. Logo, dá para fazer um ranking dos melhores dentro desse segmento.

Esses aplicativos ajudaram a reduzir a distância entre as pessoas, diminuíram a sensação de solidão e ajudaram a manter o emprego de muita gente. E neste post, vamos mostrar como está o cenário hoje dentro desse segmento.

Vamos conhecer quais são os melhores apps de chamadas de vídeo do mercado, depois de um ano e meio de home office ou home schooling (ou home qualquer coisa que você inventou nesse tempo).

 

 

 

Ver e escutar qualquer pessoa é mais fácil do que nunca

 

Os serviços de chamadas de vídeo se tornaram populares para um público que antes nem sabia que eles existiam. Quem antes só usava o WhatsApp para mandar mensagens de texto e áudio agora tem o Zoom e o Google Meet como grandes companheiros de jornadas de trabalho, estudo ou comunicação pessoal.

O cenário de distanciamento social fez com que as plataformas se movimentassem nesse sentido, melhorando os seus aplicativos para oferecer uma melhor qualidade de vídeo e, principalmente, as conversas em grupo, tão necessárias para diferentes finalidades.

Resultado: dos 10 aplicativos com o maior volume de downloads em 2020, 7 estão relacionados com comunicações e chamadas de vídeo, mostrando de forma clara qual é a necessidade de momento dos usuários.

 

 

 

Quantos dados consomem as chamadas de vídeo?

 

Esse dado é importante.

Por um lado, os usuários não querem esgotar o seu pacote de dados com esse tipo de comunicação. Por outro lado, as plataformas lutam para otimizar ao máximo a qualidade da transmissão, ao mesmo tempo que buscam um menor consumo possível da banda de internet.

A tabela abaixo mostra os dados estimados de consumo de cada um dos principais aplicativos de chamadas de vídeo do mercado, considerando o uso de redes móveis em 4G e de uma conexão de internet via fibra ótica de 600 Mbps:

 

                                                                               REDE MÓVEL             WI-FI

  
Google Meet36,4 MB38,4 MB
Zoom25 MB26,6 MB
WhatsApp6,6 MB15,2 MB
Telegram9,5 MB12,5 MB
Google Duo8,7 MB28 MB
Skype7,2 MB17,4 MB
Facebook Messenger10,1 MB21,6 MB

 

 

 

E o melhor aplicativo é…

 

Não basta olhar apenas para o consumo de dados. É preciso observar outros aspectos importantes, como a qualidade de imagem entregue, a gama de recursos do aplicativo e a experiência de uso como um todo.

Todos os principais aplicativos de comunicação instantânea do mercado podem realizar chamadas de vídeo, com diferentes características e resultados de qualidade final.

E considerando todos os aspectos mencionados no parágrafo anterior, o melhor app para esse formato de comunicação é o Google Meet, pois entrega uma excelente qualidade de áudio e vídeo. Não muito atrás está o Zoom, que impulsionou uma transformação dos demais competidores dento desse segmento.

É recomendado que você use o Google Meet em reuniões com muitas pessoas, o Google Duo para conversas com apenas uma pessoa e o WhatsApp ou o Telegram como aplicativo principal de mensagens de texto e áudio (com menção honrosa para o Messenger).

No final das contas, a qualidade de imagem e o baixo consumo de dados móveis das plataformas recomendadas faz com que não seja obrigatório o uso de um único aplicativo para a comunicação por vídeo.


Compartilhe