Compartilhe

O AV-TEST publicou os resultados correspondentes ao mês de outubro de 2019 dos seus testes sobre a qualidade dos softwares antimalware (ou antivírus, como queira) para Windows mais conhecidos do mercado. Nesse teste, participaram tanto os softwares gratuitos como os pagos.

Apenas três softwares conseguiram a pontuação máxima de 18 pontos, registrando até 6 pontos em três itens diferentes. Os softwares foram: Kaspersky Internet Security, Bitdefender Internet Security e Symantec Norton Security, mostrando a superioridade das soluções pagas em relação às gratuitas.

Porém, a distância dos softwares pagos para os gratuitos não é tão grande. Avast Free Antivirus e Windows Defender conseguiram 17.5 pontos (6 em proteção, 5.5 em desempenho e 6 em usabilidade para o primeiro; 5.5 em proteção, 6 em desempenho e 6 em usabilidade para o segundo). São notas suficientes para obter o certificado de Top Product do AV-TEST.

 

 

 

Você precisa ir além do Windows Defender para se proteger?

Os resultados mostram que os usuários do Windows não precisam recorrer inicialmente a soluções de terceiros para ter uma proteção de qualidade. O Windows Defender vem melhorando com o passar dos anos e é, nesse momento, uma das melhores soluções para a proteção do usuário.

A boa proteção do Windows Defender enfrentou desafios como o processo anti-monopólio apresentado pela Kaspersky em 2017, que foi retirado pouco depois. Essa é uma mostra em como a concorrência vê o software da Microsoft como uma ameaça, mesmo como todos os esforços feitos para que todos os anti-malwares possam conviver na mesma máquina sem maiores problemas.

Porém… você realmente precisa de um anti-malware adicional além do Windows Defender? Tudo aponta para que não em uma porcentagem elevada dos casos.

A seguir, uma captura com as notas obtidas por muitas das soluções de anti-malware para Windows mais populares do mercado. Para obter a nota final de cada um deles, basta somar a nota obtida em cada uma das categorias.

E o mais importante de tudo isso é: não há desculpas para você não ter um bom software de proteção do sistema em seu computador. Não há motivos para você ser tão leniente com a segurança dos seus dados.

 

Via AV-TEST


Compartilhe