Escolher um antivírus para o Windows 10 pode ser complicado, especialmente agora que o Windows Defender melhorou de tal forma que muitos usuários pararam de sentir a necessidade de comprar um conjunto de segurança independente.

Para um usuário comum e padrão, o Windows Defender pode ser um antivírus perfeito para o Windows 10, atendendo perfeitamente às suas necessidades. Mas isso não significa que o uso dessa solução como a única ferramenta de segurança seja algo viável para todos. Cada usuário é um mundo de possibilidades e necessidades.

 

 

O melhor antivírus para o Windows 10

A empresa AV-TEST publicou um novo estudo focado nos principais produtos antivírus que estão atualmente disponíveis para o Windows 10, incluindo o Windows Defender na comparação, e os resultados nos permitem determinar quais são os melhores antivírus para o Windows 10.

Antes de tudo, precisamos apresentar os critérios que o AV-TEST adotou para avaliar cada antivírus:

– Proteção: o grau de proteção oferecido por cada solução antivírus contra certos tipos de ataques. A pontuação máxima é de 6 pontos.
– Desempenho: o consumo de recursos que cada ferramenta possui. Mais uma vez a pontuação máxima é de 6 pontos.
– Funcionalidade: não se limita a valorizar as funções que integra, mas também a experiência de uso em geral. Como os outros dois, representa um máximo de 6 pontos.

Bem, agora que temos os critérios claros, podemos ver os resultados obtidos. A pontuação perfeita é de 18 pontos, e seis antivírus alcançaram essa marca:

Avira Antivirus Pro.
Bitdefender Internet Security.
BullGuard Internet Security.
McAfee Internet Security.
Symantec Norton Security.
VIPRE AdvancedSecurity.

 

 

O Windows Defender não chegou ao topo, mas está quase lá, já que alcançou 17 pontos. Ou seja, só ficou a um ponto para alcançar um resultado perfeito. Na proteção alcançou 6 de 6, mas no desempenho e funcionalidade registrou 5,5 de 6.

O pior classificado foi o Malwarebytes na sua versão premium (paga). Essa solução de segurança obteve 14,5 pontos, distribuídos da seguinte forma: 5 de 6 pontos em proteção, 5 de 6 pontos em desempenho e 4,5 de 6 pontos em funcionalidade.

Se você tiver um PC com o Windows 10 atualizado e usa o mesmo com o mínimo de bom senso, saiba que você não terá problemas se confiar no Windows Defender como o única linha de defesa.

 

 

 

Windows 10 e Windows Defender: tudo em casa

A Microsoft começou com o pé esquerdo quando lançou o Windows 10, e não apenas por causa do controverso “obter o Windows 10 de graça”, mas também por causa dos dados de telemetria coletados pelo sistema operacional e as “sugestões” do menu Iniciar.

No entanto, ao longo dos anos, a gigante de Redmond sabia como jogar suas cartas e melhorou significativamente a posição do Windows 10. Não, é claro que o sistema operacional não é perfeito, mas sendo justo, devemos reconhecer que nenhum sistema operacional é, e que no momento que a empresa deu ao Windows Defender tantas habilidades positivas, transformou o Windows 10 em um sistema operacional pronto para ser usado sem complementos.

O Windows Defender é um dos melhores antivírus para o Windows 10, e é gratuito, está integrado ao sistema operacional e tem suporte oficial da própria Microsoft. Não é de se admirar que isso tenha levado algumas empresas a reclamar sobre um eventual monopólio, mas no final das contas a conclusão é clara: você não pode culpar a gigante de Redmond de querer melhorar seu sistema operacional através de ferramentas de segurança pré-instaladas.

 

Via AV-TEST