Os melhores antivírus gratuitos em 2020

Compartilhe

Poucos sistemas operacionais estão livres das vulnerabilidades, especialmente aqueles de uso mais generalizado, como são os casos do Windows e do Android.

Nesse post, vamos tentar evitar manter o seu computador com Windows distante de ameaças com um custo zero, ou pelo menos oferecer uma segunda capa de segurança para o seu PC. Aqui, é importante explicar que estamos falando de um modelo de negócio diferente da versão paga, mas que também pode oferecer benefícios para os usuários.

 

 

 

Kaspersky Free

 

Um dos melhores antivírus da atualidade, e apesar de algumas polêmicas com os Estados Unidos (que proibiu o seu uso em departamentos do governo), é um software aberto e transparente, e possui na versão gratuita o mesmo motor de detecção da versão paga.

Também tem proteção contra adware, proteção e armazenamento de senhas e codificação de dados via VPN. O account check permite saber se a sua senha foi comprometida, e possui uma versão mobile.

Web oficial | Kaspersky

 

 

 

 

Windows Defender

 

Se você usa o Windows 10, por padrão, já tem o Windows Defender instalado no seu PC. Não é tão intrusivo, sendo que alguns usuários nem sabem que ele existe. Mas cumpre bem a sua missão. É um dos 15 melhores antivírus do mundo.

Seu ponto forte é a sua grande integração com o sistema operacional. Não inclui publicidade e é atualizado de forma automática. Detecta e coloca ameaças automaticamente em quarentena, além de contar com firewall próprio, controle de pais e outros recursos.

Web oficial | Microsoft

 

 

 

 

Malwarebytes Free

 

Um pouco diferente dos antivírus tradicional, é uma ferramenta que elimina malwares com funções mais básicas, ou seja, sem proteção ativa constante. O rastreamento de ameaças é manual. Pode ser um bom complemento para outro antivírus, atuando como uma capa de segurança adicional.

Web oficial | Malwarebytes

 

 

 

Avast Free

 

Outro repleto de polêmicas (lembrando: se é de graça, quem paga a conta é você), pode ser outra interessante alternativa na versão gratuita, com um potente motor de análise de malwares, detecção de invasores na rede WiFi, um modo não perturbe para o entretenimento e análise constante do computador.

Web oficial | Avast

 

 

 

AVG Free

 

Uma propriedade da Avast, logo, compartilha com ele o motor de detecção de busca de malwares. É mais leve e menos intrusivo, mas conta também com bloqueador de downloads e links, análise automática e proteção na web. É mais um que possui versão mobile.

Web oficial | AVG

 

 

 

Panda Free

 

Sua versão gratuita está disponível para Windows e Android, e possui proteção ativa contra malwares e spywares. Se diferencia dos demais por contar com proteção à portas USB, modos multimídia e de jogos, sistema de recuperação de ameaças e VPN (com limite de 150 MB diários) para navegação anônima.

Web oficial | Panda

 

 

 

Bitdefender Free

 

Disponível para macOS, Windows e Android, ocupa uma boa posição no ranking do AV-TEST, trabalhando em segundo plano no escaneamento do computador, e sem exibir anúncios. É um programa bem básico, que permite o agendamento de escaneamentos ou a verificação manual. Porém, possui um bom sistema de escaneamento rápido e é confiável na proteção básica.

Web oficial | Bitdefender

 

 

 

Avira Free

 

Possui a base da versão Pro, mas mostra publicidade de outros produtos da empresa. Uma de suas maiores vantagens é o baixo impacto no desempenho do PC, já que é bem leve. Possui proteção em tempo real nos aplicativos, arquivos, navegação, ad blocker e um sistema que evita o tracking da nossa atividade web. Disponível para PC e Android.

Web oficial | Avira

 

 

 

Sophos Home Free

 

Disponível para Windows e macOS, se destaca pelo filtro de pais para sites web e administração remota da proteção com uma interface simples. Consegue identificar malwares via Deep Learning, protegendo o seu dispositivo em tempo real.
Web oficial | Sophos

 

 

 

360totalsecurity

 

É um antivírus bem simples, com interface agradável e as funções mais básicas, como proteção em tempo real de programas, arquivos e navegação web, cópias de segurança automáticas de documentos, proteção em compras online, entre outros.

Web oficial | 360totalsecurity

 

 

 

ZoneAlarm Free

 

Não é tão conhecido, mas é bem interessante. É um antivírus bem completo, que conta com recursos como o modo jogo ou a proteção para rede sem fio via firewall.

Web oficial | Zonealarm

 

 

 

Bônus: antivírus online

 

Se as alternativas acima não convenceram você, os antivírus online podem ser a solução para os seus problemas. Propostas como  VirusTotalMetadefender ou VirsCan podem ajudar na hora do sufoco. Por outro lado, você renuncia a proteção em tempo real, e é você mesmo quem vai enviar os arquivos para a web para verificar o seu estado.


Compartilhe